"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 15 de setembro de 2013

CAPTURANDO ESTRELAS


Os poderosos de antigamente mantinham ao seu lado, além de ministros, banqueiros e generais, grupos ecléticos de artistas, cientistas, arquitetos, filósofos, às vezes magos com chapéus pontudos. Montavam grandes bibliotecas e valorizavam pessoas de saber. 

As cortes eram os principais centros de cultura e arte, fato que, pelo menos em parte, compensava as falhas democráticas do sistema feudal conquistado na marra invariavelmente com o apoio de um Maquiavel.
 
Os Medicis, senhores de Florença, interpretaram o rolo dos monarcas mecenas melhor do que qualquer outro interessado de sua época. Os gênios que cresceram à sombra dos Medicis ditaram o estilo e os costumes de Roma, Londres, Paris, Viena, Praga, Moscou, do mundo inteiro.

Os tempos mudaram. Ao contrário dos senhores de Florença, os governantes da atualidade, produtos bastardos das democracias, cultuam, por excelência e exclusividade, o populismo e a demagogia. Sabem conviver com banqueiros, empreiteiros, economistas cinzentos, às vezes com fraudadores, laranjas e figuras que, dos antigos esplendores dos Medicis, não lembram nada.

Nada mesmo. Até os assessores destinados a comparecer em público costumam despejar pouco brilho e quase nenhuma admiração. Comunicam- se com linguagem arrastada e fria, adotada em relatórios que servem para Bolsa de Valores e são ininteligíveis às massas.
 
Poucos deles sabem soletrar o nome de uma meia dúzia de filósofos, de pensadores humanistas; suas culturas parecem fabricadas numa linha de montagem de caminhões.
BESTIAL

 
O sistema favorece, nas proximidades do poder, apenas os astutos e quem demonstra capacidade de sobreviver à competitividade bestial. Em suma, quem se orienta num arcabouço labiríntico que deveria servir ao povo, mas que dele suga, ou que sempre sugou, favorecido pela ignorância e pela incapacidade do próprio povo em decifrar o melhor. Platão julgava que os mais ignorantes não teriam capacidade para escolher o melhor para eles. Assim como as crianças não têm capacidade para se autogovernar.
 
Cosimo de Medici, que foi bastante amado pelos seus súditos, se cercava de figuras como Marsilio Ficino, que escreveu “O Modo de Capturar a Vida das Estrelas” (“De Vitae Coelibus Comparanda”), obviamente para pô-las a serviço de um bom governo. Algo de fantástico, comovente, que hoje não cabe no apertado modo de viver e de ser malgovernado.
 
15 de setembro de 2013
 Vittorio Medioli

Nenhum comentário:

Postar um comentário