"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

SUPREMO DERRUBA PRISÃO APÓS CONDENAÇÃO EM 2a. INSTÂNCIA


A movimentação do STF altera um entendimento adotado desde 2016.

Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, na noite desta quinta-feira (7), derrubar a possibilidade de prisão de condenados em segunda instância.

Na quinta sessão de julgamento sobre o assunto, o voto de desempate foi dado pelo presidente do tribunal, ministro Dias Toffoli, o último a se manifestar.

A decisão pode beneficiar o condenado Lula da Silva (PT), preso em Curitiba e cuja sentença ainda não transitou em julgado, e cerca de 5 mil presos, se não estiverem detidos preventivamente por outro motivo.

A aplicação da decisão não é automática para os processos nas demais instâncias do Judiciário.

Caberá a cada juiz analisar, caso a caso, a situação processual dos presos que poderão ser beneficiados com a soltura, informa o portal G1.

Segue abaixo a lista de como votou cada ministro:
A FAVOR DA 2ª INSTÂNCIA - CONTRA 2ª INSTÂNCIA

Alexandre de Moraes 
Marco Aurélio Mello
Edson Fachin 
Rosa Weber
Luís Roberto Barroso 

Ricardo Lewandowski
Luiz Fux 
Gilmar Mendes
Cármen Lúcia 
Celso de Mello
Dias Toffoli


08 de novembro de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário