"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

ITÁLIA JÁ SOMA MAIS DE 14 MIL TERREMOTOS EM 2019


Os terremotos são cicatrizes na paisagem da Itália. Não é difícil encontrar os sinais destes destrutivos fenômenos subterrâneos.

Desde o início de 2019, a Itália foi sacudida por 14.228 abalos sísmicos, o que significa uma média de quase dois por hora, segundo dados do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV).

A maioria desses terremotos foi imperceptível para as pessoas, porém 1.518 tiveram magnitude superior a 2.0 na escala Richter, e 13 superaram a barreira dos 4.0.

“Todo o território italiano é classificado como sísmico, a partir de um risco baixo a um risco mais alto”, disse, em entrevista à agência ANSA, o doutor em engenharia sísmica Enrico Mangoni.

De acordo com o engenheiro, as regiões de maior perigo são aquelas adjacentes à Cordilheira dos Apeninos, espécie de espinha dorsal que corta a Itália de norte a sul; os arredores de Nápoles, na parte meridional do país; e Friuli Veneza Giulia, no nordeste.


08 de novembro de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário