"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 17 de julho de 2019

DECISÃO DE TOFFOLI PODE GERAR PUNIÇÃO INTERNACIONAL AO BRASIL



Brasil integra voluntariamente o Gafi/FATF. Decisão de Toffoli pode gerar punições da entidade internacional.

O Brasil pode ser punido internacionalmente por causa da decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, de suspender processos judiciais que utilizam dados bancários compartilhados sem autorização prévia da Justiça.

Esta é a interpretação de integrantes do Ministério Público Federal (MPF) que vêm acompanhando de perto os efeitos da decisão de Toffoli, resultante de um um pedido da defesa do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ).

A possibilidade de punição, inclusive, é discutida no gabinete da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e pode ser mencionada em eventual contestação da PGR à decisão do presidente do STF.

Integrantes do MPF ouvidos pelo jornal O Globo apontam que algum tipo de punição pode partir do Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo (Gafi/FATF).

A entidade internacional, criada há 30 anos por países-membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico ( OCDE ) e outros associados.


17 de julho de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário