"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 27 de abril de 2018

PALPITE INFELIZ: 'FILHO DE PEDREIRO' PODE LEVAR VOTOS DE LULA, PUBLICA "THE NEW YORK TIMES"



Na matéria, a foto mostra o assédio a Barbosa
Citando a prisão de Lula e o Datafolha, o New York Times perfilou o novo presidenciável, sob o título “De zelador a presidente: poderá Joaquim Barbosa ser o próximo presidente do Brasil?”. Ouve um operário eleitor de Lula que estaria disposto a considerar Barbosa, “filho de pedreiro”. Já a agência Reuters entrevistou longamente Fernando Haddad, “provável herdeiro de Lula” e que “tenta manter a esquerda unida”.
Prossegue a reação aos alertas externos de fragilização democrática com a prisão de Lula. O juiz Sergio Moro e o economista Marcos Troyjo falaram ao Washington Post para reportagem sobre o significado do episódio, dizendo respectivamente que foi “quebrado círculo vicioso” e “fortalece instituições”.
ESPERANÇA – Por outro lado, o esquerdista The Nation reporta de Curitiba que “Lula pode estar na cadeia, mas o movimento Occupy não deixa a esperança morrer”.
A conversa com o Brasil parou, mas a União Europeia fechou novo acordo comercial com o México, noticiam Excelsior, Financial Times e outros.
CATADORES – A revista alemã Stern segue com reportagem e vídeo “os passos dos catadores” para mostrar “por que os brasileiros mais pobres brasileiros cuidam da reciclagem”.
Diz que lei de 2010, “sob o ex-presidente Lula, obriga empresas a separar o lixo, mas a maioria não cumpre”. Sobra para coletores como Renata, de 18 anos, que “queria ser modelo” e agora não busca “sonhos, mas sobrevivência”.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– É natural o interesse por Joaquim Barbosa, que é a grande novidade desta eleição brasileira e está em condições de enfrentar Bolsonaro, que é um novo velho de guerra, digamos assim. (C.N.)


27 de abril de 2018
Nelson de Sá
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário