"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 27 de abril de 2018

A HORA E A VEZ DO ELEITOR: NÃO REELEJAM QUEM NADA FEZ E CONTINUARÁ A NADA FAZER



90% DOS PARLAMENTARES QUREM SE REELEGER E GARANTIR O FORO PRIVILEGIADO



Considerando que é bem significativa a quantidade de parlamentares investigados na Operação Lava Jato, assim como também é razoável o número daqueles que já respondem processos por suspeitas de envolvimento em diferentes escândalos de corrupção, a manutenção do foro privilegiado torna-se uma das razões explicativas desse índice tão alto de parlamentares em busca de reeleição.
RAPIDEZ – O raciocínio é simples: a Lava Jato e outras investigações andam bem mais rápidas para aqueles que não possuem a proteção do foro, uma vez que estes podem ser investigados já na primeira instância e não apenas pelo STF. O caso Sérgio Cabral é um exemplo revelador. Fosse ele pelo menos deputado federal, provavelmente ainda não estaria cumprindo pena de prisão.
Outra questão importante a ser colocada nesse contexto tem a ver com a perspectiva de renovação na Câmara dos Deputados frente ao desgaste de imagem enfrentada por essa legislatura que se encerra. É bom lembrar que ter um gabinete com recursos e funcionários, usufruir de emendas parlamentares e levar recursos públicos para a sua base eleitoral sob a forma de políticas públicas, tudo isso propicia uma enorme vantagem competitiva para quem disputa a reeleição. Desse modo, os que não possuem mandatos e estão fora desse sistema de uso de recursos públicos vão sofrer enormes dificuldades para angariar votos.
MAIS DEBATE – Por fim, faria muito bem à democracia se o debate sobre as eleições legislativas tivesse mais espaço na sociedade. Afinal, apesar de existir a possibilidade de o STF colocar na sua agenda a rediscussão do alcance do foro no curto prazo, o ideal seria que o próprio Congresso Nacional se encarregasse de fazer isso.
Entretanto, esperar que os parlamentares alterem um ativo que hoje serve para a proteção deles depende muito do grau de pressão que a sociedade pode fazer sobre o Congresso. Sendo assim, mais do que esperar renovação de nomes, a sociedade deveria pressionar por mudanças de práticas políticas e fazer isso não depende do resultado de cada eleição.

27 de abril de 2018
Marco Antônio Carvalho Teixeira/Estadão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário