"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 27 de abril de 2018

ACREDITE SE QUISER! FACHIN DÁ CONDIÇÕES PARA LULA SER LIBERTADO PELO STF

Resultado de imagem para edson fachin
Fachin parece ter sofrido um ‘”apagão mental”
Há dias em que a gente pensa que deu a louca no mundo. Esta terça-feira, dia 24, por exemplo, mostrou que no Supremo as coisas estão de cabeça para baixo (ou ponta-cabeça, como se diz em São Paulo). 
O ministro Luiz Edson Fachin foi a primeira surpresa, ao liberar para julgamento virtual pela Segunda Turma um recurso destinado a libertar o ex-presidente Lula da Silva. A decisão de Fachin foi inusitada, inesperada e inopinada.
O relator da Lava Jato está cansado de saber que vai perder todo julgamento importante na Segunda Turma, que tem maioria permanente formada por Dias Toffoli, Ricardo Lewandoski e Gilmar Mendes, além do voto pendular de Celso de Mello, que dá uma no cravo e outra na ferradura, podendo elevar o placar para 4 a 1.
AO PLENÁRIO – Fachin percebeu que estava em inferioridade. Para evitar impunidade de importantes réus que exerciam liderança em organizações criminosas, Fachin então passou a destinar os julgamentos diretamente ao plenário do Supremo, formado pelos onze ministros, e a estratégia tem sido proveitosa.
Mas nesta terça-feira, o relator da Lava Jato teve um apagão mental, digamos assim, e decidiu destinar à Segunda Turma justamente o julgamento de Lula, que pode aprovar a libertação dele.
Detalhe fundamental: a convocação do plenário virtual somente é feita quando há jurisprudência firme e incontestada no Supremo, sem a menor possibilidade de contestação ao voto do relator.
SUSPEITOS – Se o Supremo obedecesse às jurisprudências e às leis, dois ministros – Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli – estariam proibidos de participar do julgamento, por serem amigos pessoais do réu . E também Gilmar Mendes deveria ser excluído, porque sua mulher era amiga da esposa de Lula, segundo declarações do próprio ministro do Supremo.
Mas é claro que os três vão participar do julgamento do amigo Lula, porque o Supremo não está nem aí para a farta  legislação que disciplina seus julgamentos. E nesta terça-feira, a segunda surpresa foi os tr~es ministros terem mudado voto anterior e retirado do juiz Moro menções a Lula na delação da Odebrecht, enfraquecendo a acusação.
MAIS UMA SURPRESA – E ainda na mesma terça-feira, a terceira surpresa no Supremo, com a decisão do ministro Marco Aurélio Mello de não exigir julgamento (“levar em mesa”) de qualquer das ações referentes ao tema na sessão desta quarta-feira, pois, segundo ele, “Isso geraria muito desgaste para o tribunal, não há necessidade”.
Realmente, faz sentido. Se o ministro Fachin já se encarregou de facilitar a libertação de Lula em decisão direta, por que Marco Aurélio se desgastaria tentando fazer o mesmo, por via indireta?
###
P.S. 1
 – Resta saber se Mendes, Toffoli e Lewandowski aceitarão o risco do desgate eterno, por libertarem Lula.
P.S. 2 – De volta aos palanques, Lula poderá então fazer uma campanha muito sólida, pressionando o TSE a manter sua candidatura. Será um festival que ressuscitará a garra do PT,  e tudo pode acontecer. Se for solto, Lula vai levantar as massas de uma maneira arrasadora, em todos os sentidos. (C.N.)

27 de abril de 2018
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário