"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

SUSPENSÃO DO FUNDO ELEITORAL DE R$ 1.7 BILHÃO SERÁ DECIDIDA NO PLENÁRIO DO STF

Imagem relacionada
(Charge do Paixão, Gazeta do Povo)

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu submeter ao plenário da Corte a decisão sobre um pedido do Partido Social Liberal (PSL) para suspender Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), aprovado neste mês no Congresso para bancar as campanhas da disputa eleitoral do ano que vem. O fundo deve destinar cerca de R$ 1,7 bilhão de recursos públicos para os políticos gastarem em propagandas, comícios e viagens para captarem votos.
FORA DA PAUTA – Ainda não há data, no entanto, para o tema ser levado à deliberação pelos 11 ministros do STF. A pauta de novembro não inclui a ação, por enquanto.
Na ação protocolada no STF, o PSL diz que o dinheiro deixará de ser aplicado em saúde, educação, habitação e saneamento básico nos estados, já que será retirado das emendas parlamentares, verbas do Orçamento que deputados e senadores têm direito de indicar para suas regiões.
O partido também diz que o fundo deveria ter sido criado por meio de uma emenda à Constituição e não por projeto de lei comum.
DESAPROVAÇÃO – “A veemente desaprovação da sociedade brasileira e a pressão que seria feita junto aos parlamentares possivelmente inviabilizariam a aprovação de uma emenda constitucional para criar o FEFC. Daí a necessidade, do ponto de vista dos parlamentares, de criar o FEFC por meio de lei ordinária, ainda que em prejuízo da saúde, da educação, da habitação e do saneamento básico nos Estados federados e no Distrito Federal, contemplados em regra pelas emendas de bancadas estaduais de execução obrigatória”, diz a ação.
##
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – O Partido Social Liberal, presidido por Antonio de Rueda, tem três deputados federais. Diz defender o liberalismo, mas se classifica como esquerda, que parece uma contradição, mas não é. Pode ser possível defensor do liberalismo e, ao mesmo tempo, apoiar as causas populares. Basta ser uma pessoa de boa vontade. Da mesma forma, é possível ser comunista e apoiar algumas teses liberais. Basta ser uma pessoa de boa vontade. Ser capitalista ou comunista radical, nos dias de hoje, é raciocinar como um primata. O PSL está de parabéns por ter apresentado esta ação ao Supremo. (C.N.)


03 de novembro de 2017
Renan Ramalho                     
G1, Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário