"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

NA FORMA DA LEI, CABRAL PODERIA ATÉ TER SIDO SOLTO PELO MINISTRO GILMAR MENDES

Resultado de imagem para gilmar mendes
Gilmar Mendes achou melhor manter tudo como está
Ainda está na primeira página da “Tribuna da Internet” de hoje (terça-feira) a matéria de André de Souza (O Globo) intitulada “Gilmar Mendes vai deixar Cabral no Rio ou vai permitir a transferência dele?”. No rodapé, nosso editor, jornalista Carlos Newton, pergunta em qual dessas quatro possibilidades nossos leitores apostariam: 1) Gilmar aceita a liminar; 2) nega a liminar; 3) passa a questão para exame da Segunda Turma; 4) encaminha o caso a julgamento no plenário? Carlos Newton apostava na primeira hipótese, que era a aceitação do Habeas Corpus de Sérgio Cabral e sua manutenção no presídio de Benfica.
Da minha parte, concordava com Carlos Newton e arriscava a ir além, porque Mendes poderia aceitar o Habeas Corpus e, liminarmente, ordenar a libertação de Cabral.
O QUE FOI PEDIDO? – Os advogados de Cabral pediram apenas a revogação da decisão de Bretas que mandou transferir Cabral de Benfica para mantê-lo aqui no Rio. A conferir o que está na petição: “(…) pedem a concessão de uma medida liminar a fim de que o paciente seja mantido na unidade prisional de Benfica, ao menos, até o desfecho desta impetração”.
Sim, na petição os advogados não pediam a libertação, mas Gilmar Mendes poderia concedê-la, mesmo sem pedido expresso. E se concedesse, o ministro não estaria decidindo além do pedido (extra petita). Seria a tal “concessão ex officio” (de ofício, sem que ninguém tenha pedido), porque o Código de Processo Penal (CPP), ao tratar do Habeas Corpus, permite que juízes e tribunais expeçam ordem de habeas corpus de ofício, quando nos autos ficar constatado que alguém sofre ou está na iminência de sofrer coação ilegal (artigo 654, parágrafo 2º).
PRECEDENTES – Ora, sabendo-se que o ministro é contra as prisões de condenados antes do trânsito em julgado da condenação, ou seja, enquanto a condenação não for definitiva e ainda couber recurso; sabendo-se que Gilmar Mendes também é contra as prisões de condenados por um tribunal, mesmo que contra a condenação ainda caibam Recurso Especial, para o Superior Tribunal de Justiça (TJ) e Extraordinário, para o Supremo Tribunal Federal (STF); sabendo-se que Sérgio Cabral tem condenações apenas na primeira instância da Justiça Federal e as sentenças ainda não foram ratificadas pelos Tribunais Regionais Federais, do Rio de Janeiro e do Paraná; sabendo-se que o referido ministro é contrário a prisões temporárias e preventivas de longa duração, tal como acontece com Cabral, preso há quase um ano, Mendes tinha hoje a faca e o queijo na mão, como se dizia antigamente, para colocar Cabral em liberdade.
NÃO HAVIA MOTIVO – Porém, Mendes preferiu mantê-lo em Benfica. O motivo da remoção de Cabral do Rio para presídio federal de segurança máxima, se foi mesmo apenas aquele episódio da loja de bijuterias da família do juiz Bretas, é pouco para transferir. Cabral não pode ser comparado à periculosidade de um Beira-Mar e de outros facínoras, como é o caso do Nem da Rocinha, que comanda o tráfico de dentro da prisão. Comanda e manda matar, conforme se lê nos jornais e diz a polícia.
Cabral é inteligente e burro ao mesmo tempo. É uma espécie de Lúcio Flávio Villar Lyrio e do médico Osmany Ramos. Todos de rara inteligência. Mas todos também burros, porque canalizaram para o mal este divino dom que Deus lhes deu, que é a inteligência. Cabral solto, sem mandato e sem poder, nenhum perigo representa para a sociedade: não estupra, não assalta e não mata.
Dizem que, mesmo assim, ele ainda pode corromper, que ainda tem poder ( “Quem foi rei jamais perde a majestade”). Não cheguemos a tanto. Se obtiver a liberdade, Cabral nem poderá sair na rua, ou ir a um supermercado, nem comparecer a uma cerimônia religiosa ou a um sepultamento. O povão, se souber “cairá de pau” em cima dele.
PRIMARISMO – Por que Cabral foi se meter com as atividades profissionais da família do juiz Bretas?. A alusão à loja que a família do juiz possui no Saara estava fora no contexto do seu depoimento. A referência foi de um primarismo que não tem mais tamanho. Tão enorme quanto à burrice de Cabral.
O fato da existência da loja até já era conhecido muitos meses antes. Mesmo se não fosse, o que tem a ver a loja que vende bijuterias e miçangas e que pertence à família do juiz com a atividade do juiz Bretas e com as jóias caríssimas que Cabral comprou com o dinheiro do povo? Cabral diz que foi “sobra do Caixa 2” Mas “Caixa 2” também é crime!

03 de novembro de 2017
Jorge Béja

Nenhum comentário:

Postar um comentário