"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

AO CONFIRMAR OS PARECERES DE JANOT, RAQUEL DODGE ESTÁ FORTALECENDO A LAVA JATO

Resultado de imagem para raquel dodge
Raquel Dodge não está dando refresco à corrupção
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, apresentou um parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) defendendo a continuidade de uma denúncia apresentada pelo seu antecessor, Rodrigo Janot, contra o senador Romero Jucá (PMDB-RR). O documento é uma resposta a uma manifestação da defesa do senador, que havia questionado diversos pontos da denúncia.
O parlamentar é acusado de ter cometido corrupção passiva e lavagem de dinheiro a partir da Operação Zelotes, que apura fraudes no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), o tribunal de recursos da Receita Federal. Ele teria recebido R$ 1,3 milhão em doações eleitorais da Gerdau, por meio do PMDB, em troca de favorecer a empresa na votação de medidas provisórias.
SEM PROVAS??? – A defesa de Jucá alegou que a denúncia não esclarece “clara e individualizadamente, as condutas descritas como crime de corrupção passiva e delito de lavagem de capitais” e que não há provas de Jucá foi beneficiado pelas doações nem de que ele ocultou ou dissimulou o recebimento dos valores.
Raquel defendeu, contudo, que “os crimes de corrupção ativa, passiva e de lavagem de dinheiro foram suficientemente descritos, com suporte em elementos de fato, inclusive com indicação dos respectivos atos de oficio, assim como foram comprovados”.
“Ao contrário do alegado pela defesa, a denúncia expõe os fatos imputados, com todas as suas circunstâncias, inclusive com a indicação dos respectivos atos de ofício praticados pelo Senador, a qualificação dos denunciados e a classificação dos crimes”, argumenta a procudora-geral.
DEFESA DE GERDAU – A defesa de Jorge Gerdau, que também foi alvo da mesma denúncia, apresentou pedido semelhante, e Raquel respondeu com os mesmos argumentos.
“A Procuradora-Geral da República requer a rejeição das preliminares suscitadas pelo acusado e o integral recebimento da denúncia, com a citação do acusado e o início da instrução processual penal, até final condenação”, escreveu nos dois casos.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Como Raquel Dodge era adversária de Janot, o presidente Temer a indicou como procuradora-chefe. Contava com a compreensão dela, para reduzir os estragos da Lava Jato. Mas até agora deu tudo errado, porque Raquel Dodge tem confirmado os pareceres de Janot e mandou prosseguir investigações sobre o próprio Temer, perdido nas curvas da estrada das Docas de Santos, diria Roberto Carlos. (C.N.)


03 de novembro de 2017
Daniel Gullino e André De Souza
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário