"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 11 de dezembro de 2016

"ROUBAR É PRECISO, NAVEGAR NÃO É PRECISO"

Fernando Pessoa no Brasil de hoje

Resultado de imagem para navegar é preciso CHARGES
Charge do Luiz Caetano, reprodução do Arquivo Google
Diante das últimas notícias sobre as delações premiadas, cheguei à conclusão de que atualmente “roubar é preciso”. E, para não fugir à regra, roubei o poema de Fernando Pessoa, plagiando, embora de maneira extremamente mambembe, o grande poeta lusitano. Antigamente, políticos sérios como Ulysses Guimarães tinham uma frase gloriosa: “Governar é preciso; viver não é preciso.” Atualmente, a frase foi com certeza modificada. E ficou assim: “Levar uma vida digna, ser honesto e ético não é mais preciso; o que é necessário é roubar”.
Está mais do que comprovado que agora o objetivo de grande parte das autoridades, sejam de quais poderes forem, é simplesmente usurpar os recursos públicos, mesmo que isso ocorre por meio de penduricalhos salariais, cartões corporativos e outros artifícios supostamente legais. Portanto: roubar é preciso!
NOVAS VERSÕES – O espírito desta frase, transformada, atualmente passou a ser “administrar não é preciso, o que é necessário é roubar”. Com os acréscimos, do tipo “conto gozar a minha vida e roubar bastante, porque só quero torná-la grande e para isso vou roubar cada vez mais e mais”. Ou mesmo “só quero roubar de toda a humanidade, ainda que para isso tenha de perder toda a dignidade e a vergonha, se é que as tive algum dia”.
Há, também a versão “cada vez mais assim penso, cada vez mais ponho meus objetivos em execução, e na essência do meu sangue o propósito pessoal é me engrandecer e seguir roubando, para ficar cada vez mais rico”.
Ou a variável “é a forma que em mim tomou o objetivo de minha vida, só quero me tornar rico e poderoso, ainda que para isso o meu corpo e a minha alma tenham de ser a lenha desse fogo”. E ainda a que defende que “só quero me tornar mais rico e sem escrúpulos, ainda que para isso tenha de trair todos os bons princípios, e cada vez mais assim penso, cada vez mais esta é a minha finalidade, porque é a forma que em mim tomou o misticismo da nossa época”.
O fato concreto é que chegamos ao limite. Essa pouca vergonha, essa imundície e essa roubalheira têm urgentemente que acabar!

11 de dezembro de 2016
José Carlos Werneck

Nenhum comentário:

Postar um comentário