"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

NA REGIÃO QUE MAIS RENDEU VOTOS A DILMA, O DESEMPREGO NO NORDESTE JÁ SUPERA OS 14%


Enquanto isso, a economia enfrenta uma queda de venezuelanos 6% 


O Nordeste é definitivamente um caso a ser estudado. Com o populismo lulista da década passada, foi a região do país que mais cresceu. Mas agora resta evidente que o crescimento se deu sobre bases bem frágeis. Pois a recessão legada pelo governo Dilma Rousseff também foi mais sentida por lá, cabendo aos nordestinos enfrentarem os piores índices do país.

Enquanto o desemprego no Brasil atinge assustadores 11,8%, o Nordeste encara 14,1% de desocupação. Quanto à atividade econômica, o tombo é de 6%, um patamar quase venezuelano de estrago.

Chama atenção ainda a inflação. O Brasil caminha para ficar sob o teto da meta, de 6,5%. Mas lá ainda supera os 8%.

Trata-se do mesmo Nordeste que garantiu a Dilma Rousseff a reeleição em 2014, com 20 milhões de votos de folga. O Brasil precisa urgentemente voltar a dialogar com ele. E ele, com o Brasil.


21 de dezembro de 2016
implicante

Nenhum comentário:

Postar um comentário