"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

NEM 007 CONSEGUIRIA TAL FAÇANHA!


PLANALTO ARMA CAMPANHA PARA LIMPAR A IMAGEM DE PADILHA, MAS É MISSÃO IMPOSSÍVEL


Resultado de imagem para Fazenda de padilha
Na fazenda de Padilha, foram apreendidas 18 armas de fogo


Citado na Lava Jato como responsável pela operação e pelo recebimento do Caixa 2 do PMDB em dinheiro vivo ofertado pela Odebrecht, o ministro Eliseu Padilha, da Casa Civil, está com bens bloqueados pela Justiça do Mato Grosso, como réu em processo por grilagem de terras públicas e devastação de 1,3 mil hectares de reserva ecológica estadual, além de manter trabalhadores em regime de semi-escravidão. Houve filmagens e tudo o mais, com apreensão de 18 armas de fogo.


SUMIU DO PLANALTO – No meio do tiroteio midiático, Padilha sumiu do Planalto e tirou uma estratégica licença de uma semana, para deixar a poeira baixar, como se dizia antigamente, e alegou problemas de hipertensão.


Apesar do escândalo, o presidente Michel Temer não pode demitir o ministro, por motivos óbvios. Dos cinco amigos que conduziam os destinos do PMDB desde quando Temer se tornou presidente do partido, o único que restou ao lado dele é Eliseu Padilha, porque Henrique Eduardo Alves teve de se demitir do Ministério, Eduardo Cunha foi cassado e preso, e Romero Jucá acabou se limitando à liderança do governo e à presidência do PMDB.


“REABILITAÇÃO” – Como não tem força para demitir Padilha, Temer deixou passar alguns dias e às vésperas do Natal ofereceu um café da manhã aos jornalistas, quando afirmou que não demitirá o chefe da Casa Civil e outros ministros por causa da Lava Jato. Na ocasião, nenhum repórter se lembrou de que na Justiça de Mato Grosso existe contra Padilha e seus sócios um processo muito mais degradante do que receber propinas eleitorais.


Iniciada pelo próprio Temer, essa campanha para “reabilitação” de Padilha prosseguiu com uma “entrevista exclusiva” do ministro a O Globo, intermediada pelo secretário de Comunicação do Planalto, Márcio de Freitas Gomes. Foi concedida à distância. A repórter enviou as perguntas, e Padilha (leia-se: a assessoria de Imprensa) respondeu por e-mail. O jornal publicou com destaque no domingo, dia 25, dando chamada na primeira página. Foi um presentão de Natal, e o chefe da Casa Civil até pensou estar se recuperando.


A FRIA DO SORVETE – Aconteceu que Padilha não contava com o faro jornalístico do colunista Lauro Jardim, que dois dias depois publicou no site de O Globo uma explosiva notícia sobre compra de lanches a serem servidos ao presidente Temer e comitiva nas viagens do Aerolula, com superfaturamento no sorvete importado. Apanhado de surpresa, o presidente, que estava em Maceió, ficou furioso e mandou suspender a escandalosa e inoportuna licitação, que tinha sido organizada pela equipe de Padilha e por ele autorizada.


Mesmo assim, o chefe da Casa Civil não foi demitido, porque é “imexível”, como diria o ex-ministro Rogério Magri, que na era Collor fez sucesso dizendo que sua cadela podia andar de carro oficial, por se tratar de “um ser humano como outro qualquer”.


A campanha para melhorar a imagem de Padilha foi imediatamente retomada, com outra entrevista à distância, desta vez ao Broadcast Político do Estadão, a pretexto de confirmar o que todos já sabiam – o veto parcial ao projeto de renegociação da dívida dos Estados.


O esforço do Planalto nessa campanha pró-Padilha é comovente, mas inócuo. Na verdade, trata-se de missão impossível, porque o ministro é autocarburante e se consome sozinho.


###
PS – O chefe da Casa Civil agora só dá entrevista assim, à distância, porque tem medo que perguntem sobre o desmoralizante processo em que é réu na Justiça do Mato Grosso, em que foram seqüestradas 2 mil cabeças de gado Nelore, sem falar no bloqueio de outros bens de Padilha, que já recorreu à segunda instância, mas foi derrotado. (C.N.)

30 de dezembro de 2016
Deu em O Tempo(Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário