"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

DE ENGRAXATES A TROMBADINHAS: A MALDIÇÃO DE HORATIO ALGER JR.


Num mundo de delicados lumbers com coquinho samurai, que usam tênis com terno, não há mercado para engraxates, uma atividade que já foi importante na formação e transformação de meninos em homens responsáveis, honestos, trabalhadores e empreendedores. 
Até a década de 70 era comum a menores de famílias pobres ou abandonados que ganhassem a vida engraxando os 752 da vulcabrás do povo brasileiro. 
Era a porta de entrada do mercado de trabalho e também do auto-emprego, uma ocupação que exterminava a molecagem, sufocando no berço a malandragem, e moldava o cidadão. 
O desencorajamento paulofreiriano dessa atividade [ou de qualquer outra que envolvesse trabalho honesto] desencadeou inúmeros problemas, entre os quais o recrutamento dos jovens pelo crime organizado [tráfico e vício em drogas mais pesadas como o PT, CUT e MTST]. 
Os arrastões, que entraram no rol das atrações turísticas do RJ, são apenas uma expressão poética, caetaneana, desse desastre social. 
Horatio Alger Jr. foi o escritor que melhor compreendeu a importância de limpar botas. Ele escreveu o clássico da literatura juvenil, Ragged Dick, livro que descreve a vida de um jovem engraxate sem família, Dick Hunter, que vive nas ruas de NY, dorme numa caixa num beco imundo e usa roupas esfarrapadas
Ele ganha a vida trabalhando duro, sendo honesto, poupando, e ajudando aos outros. No seu universo pululam picaretas, bandidos e psicopatas, mas ele não desiste, sempre mantendo uma atitude positiva. 
Dick tem bom caráter e deseja ser um homem honrado, ele ganha a confiança e recebe a generosidade alheia de homens de negócio, de pastores, que o aconselham a estudar e se esforçar. 
A mensagem de Alger Jr. é diametralmente oposta ao vitimismo hodierno, que elegeu Barack Obama e inundou a Europa com “refugiados”. 
Curiosamente hoje em que ser homosexual transforma automaticamente a pessoa em santo ou super-herói, Alger Jr. deveria ser festejado, ainda mais por horsing around as crianças em sua Sunday school, antecipando a nova onda liberal de estimular a pedofilia. Mas não, pelo contrário, sua defesa das virtudes da livre iniciativa é motivo suficiente [aliás, o único] para torná-lo maldito.
30 de dezembro de 2016
in selva brasilis

Nenhum comentário:

Postar um comentário