"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 25 de setembro de 2016

PRINCIPAL CORRENTE DO PT FAZ CAMPANHA PARA LULA PRESIDIR O PARTIDO


Resultado de imagem para lula e o pt charges charges
Charge do Sponholz (sponholz.com.br)



















A corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), maior tendência interna do PT, vai insistir para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ocupe a presidência do partido no lugar de Rui Falcão. Na semana passada, Lula descartou a possibilidade durante reunião do Diretório Nacional do PT, argumentando que a legenda precisa renovar seus quadros dirigentes e também que uma possível condenação pela Justiça no caso da Operação Lava Jato atingiria o partido.
O próprio Lula pediu que Falcão divulgasse a decisão para eliminar os rumores sobre a possibilidade de ele assumir a sigla.
Mesmo assim, integrantes da CNB continuam a insistir para que Lula aceite presidir o PT. “A CNB vai insistir. Lula é o maior ponto de união do PT. Ele é o poder real no partido”, disse o presidente estadual do PT de São Paulo, Emídio de Souza.
MELHORES QUADROS – O dirigente argumenta que, com Lula no comando, haveria uma qualificação natural de toda a comissão executiva do PT. “Todas as correntes indicariam seus melhores quadros para a direção”, afirmou Emídio. Falcão já avisou ao partido que aceita a antecipação da escolha de seus substitutos de novembro para maio do ano que vem.
As maiores correntes já discutem nomes para a sucessão. A corrente Mensagem, segunda maior do partido, deve indicar o deputado Paulo Teixeira (PT-SP). Já a CNB está dividida. Parte da corrente, da qual o próprio Lula faz parte, defende o nome do senador Lindbergh Farias (RJ), mas não há consenso. O único nome que evitaria uma disputa interna é o de Lula. “Se a CNB insistir com Lula, eu apoio”, disse Markus Sokol, da corrente O Trabalho.
Na sexta-feira, a direção petista se reuniu com integrantes de movimentos que integram a Frente Brasil Popular, como o MST, CUT e CMP. O partido quer incluir a defesa de Lula entre as bandeiras das próximas manifestações de rua, juntamente com o “Fora, Temer”.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Durante décadas, Lula lutou para evitar que surgisse uma outra liderança no PT. O resultado é que o partido depende dele, como sempre. E não tem nenhum nome palatável para conduzir a recuperação da legenda, se é que isso poderá acontecer(C.N.)


25 de setembro de 2016
Deu no Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário