"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 7 de agosto de 2016

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

LEGADO DA RIO 2016?? BRASIL VAI TOMAR NO PIKACHU!


Já tem criança ligadona na internet perguntando: "É mais fácil pegar o Pokémon ou o $talinácio?". Dilma Rousseff já está praticamente fora do jogo e ainda tem a cara de pau de impor condições para comparecer ao próprio julgamento: não quer ser atacada, não aceita ser desrespeitada e nem permite que lhge façam qualquer pergunta... A Presidenta afastada está fazendo esta cena toda para renunciar na última hora... Ela finge que não, porém parece mais um daqueles bichinhos esquisitos caçados no joguinho japonês que virou febre mundial.

É brinquedo, não! Agora, o Brasil inteiro voltará sua atenção, durante quase um mês, para os jogos olímpicos no Rio de Janeiro. O poder da mídia e de bilhões de dólares investidos na publicidade da Rio 2016 falará mais alto. Nas redes sociais, os protestos de sempre continuarão em ritmo de competição. Enquanto isso, a economia brasileira segue em ritmo de olim-piada, no mínimo, até o final deste ano. A equipe econômica de Michel Temer, os rentistas e a velhinha de Taubaté acreditam que tudo vai melhorar no ano que vem. O Negão da Chatuba continua cético e - como ele mesmo proclama - "duro como sempre" (tomara que sem trocadilho infame).

Não é só a Dilma "que não aguanta mais". Porém, novamente, o Brasil caminha para o jogo de cena. Qual será o legado depois das olimpíadas e do impeachment da Presidanta? Nem o maluco que programou o Pokémon Go sabe com certeza absoluta... Mas quem pensa um pouco já desconfia: o Brasil continuará na anormalidade institucional, na mesma guerra de todos contra todos, com a corrupção sistêmica correndo solta, enquanto é combatido em ritmo de enxigamento de gelo por alguns cidadãos honestos e por membros aguerridos de um Judiciário que não funciona Direito (perdão pelo trocadilho infame).

O crime institucionalmente organizado segue em ritmo de (roubar) todas as medalhas de ouro, levando junto a esperança dos brasileiros. Otimista com seu pessimismo crônico, o Negão da Chatuba, especializado em esportes radicais, garante: "Depois da Rio 2016, o Brasil vai tomar no Pikachu".

Cabeça quase cortada




Insetolândia




Motivo de piada



Cuidado, Menino...




Olim-piada pura




Monstruosidade política






Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!



07 de agosto de 2016
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário