"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

MENDES, TOFFOLI, JANOT E STF: IMPOSSÍVEL ESCOLHER QUEM REAGIU PIOR À CAPA DA VEJA

A reação dos envolvidos apenas piorou a imagem da Suprema Corte no noticiário

A relação de Dias Toffoli com investigados pela Lava Jato foi colocada em questão quando a Veja estampou na capa que o ministro do STF havia sido delatado. Mas, antes que alguma resposta dele reverberasse, com desculpas sem sentido, Rodrigo Janot veio a público dizer que suspendeu o acordo negociado com Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS. No dia seguinte, Gilmar Mendes chutou o balde, chamou os procuradores de cretinos, deixou no ar que a vida dos investigadores corria perigo e voltou a defender o projeto que, acredita-se, será usado para melar a operação de vez. Quanto ao STF, até o momento da redação deste texto, seguia em um silêncio constrangedor.

A Justiça brasileira está doente. E não há sintoma mais evidente do que a reação destes senhores à acusação estampada na capa da revista.

Se a intenção era melhorar a imagem da Suprema Corte brasileira, passaram bem longe disso.



24 de agosto de 2016
implicante

Nenhum comentário:

Postar um comentário