"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

AFINAL, O QUE SE PASSA NA CABEÇA DOS INTELECTUAIS QUE INSISTEM EM APOIAR O PT?




Fotomontagem da Época, reprodução do Arquivo Google


Em primeiro lugar, esse apoio irracional é falta de amor ao próximo, mostra indiferença pelos 13 milhões de desempregados que o PT deixou. Em segundo lugar, demosntra falta do senso de realidade, uma vez que é impossível que um escritor, vivendo no Brasil e não na Lua, ainda desconheça que o PT, junto com seus comparsas PCdoB, PMDB e PP, através de ações criminosas e em conluio com empresários e funcionários da Petrobras, saqueou a empresa-orgulho do Brasil, através de contratos de licitação viciada com recebimento de propinas pelo próprio Lula e os demais cabeças do PT, e tudo isso para enriquecimento próprio e para eternizar o partido no poder.

É impossível que um escritor que não vive na Lua tenha deixado de saber o que foi amplamente divulgado não só pela imprensa, mas pelo próprio ministro Henrique Meirelles. O fato é que Dilma, com seu governo corrupto, irresponsável e mentiroso, maquiou as contas públicas até não poder mais esconder que ela e sua gangue tinham tornado insolvente a economia do país.

Não se pode aceitar que um grande escritor e biógrafo, cujo dever de ofício é investigar, não perceba o que até as paredes do Palácio do Planalto já sabem: Dilma comprou a refinaria de Pasadena sabendo que isso iria dar prejuízo de mais de um bilhão de reais para a Petrobras. Ou seja, comprou um canivete e pagou pelo preço de um avião a jato.

A GERENTONA – Dilma, por seu temperamento centralizador, nunca deixou que outros decidissem por ela. Pelo contrário, sempre impôs a todos que dela seria a palavra final. Aí eu pergunto: além da falta de sensibilidade pelo drama que milhões de brasileiros estão passando por causa dessa pilhagem dos cofres públicos, como é que intelectuais como Fernando Morais , Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso e Gilberto Gil podem continuar apoiando o PT?

Há até escritores de muito maior erudição, como Jair Ferreira dos Santos (“Breve, o Pós-Humano”, “Kafka na Cama”, “Histórias de Amor Infeliz”, “O que é Pós-Moderno”, “A Faca Serena”, “Cybersenzala” e outras obras), cuja agudeza coloca no chinelo Morais, Chico, Caetano e Gil , como ele pode apoiar essa quadrilha política? E logo Jair Ferreira dos Santos, que escreveu para o intróito de seu livro “A Faca Serena” uma quadrinha como nunca houve na literatura brasileira e portuguesa, nem pode haver igual (“Madura, fruto, o gume // escava. linguagem, o poema // acende, amor, o lume // de minha faca serena”….

INEXPLICÁVEL – Por que esses intelectuais ainda querem Dilma e Lula na Presidência da República? O que mais é preciso para convencê-los de que o PT deixou de ser um partido de esquerda? O que falta para que eles (indiferença aos desempregados e famintos, à parte) entendam que o PT não é a redenção de que o Brasil precisa?

Em todos estes anos como psiquiatra e psicanalista, analisando individualmente –e, depois, coletivamente – o comportamento humano, confesso que não consigo ter o menor entendimento sobre a mente desses intelectuais.

Passemos, para sermos mais pão, pão, queijo, queijo, a uma figura nada metafórica. Você está andando numa estrada rural e, ao virar a curva, vê uma manada de bois vindo na sua direção, em disparada. A conduta instintiva humana é pular fora da estrada e evitar ser pisoteado. Pois bem, estes intelectuais estão vendo uma manada de bois investindo em sua direção, mas insistem em prosseguir o caminho como se não estivesse acontecendo nada.



24 de agosto de 2016
Ednei Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário