"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 7 de junho de 2016

JANOT TAMBÉM JÁ PEDIU AO SUPREMO A PRISÃO DE EDUARDO CUNHA

Charge do Neto Sampaio (reprodução do Arquivo Google)

Além da prisão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), do ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP) e do senador Romero Jucá (PMDB-RR), revelada pelo O Globo nesta terça-feira, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a detenção do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. A informação foi confirmada pelo “Bom Dia Brasil” da TV Globo. Os pedidos de prisão já estão com o ministro Teori Zavascki, do STF, há pelo menos uma semana.

Mas o motivo direto do pedido de Janot contra Cunha não seria a tentativa de atrapalhar as investigações da Lava-Jato, e, sim, por conta de que a decisão de Teori, em maio, de afastá-lo da presidência da Câmara e do mandato, não surtiu efeito e o deputado continuou interferindo no comando da Casa.

MÚLTIPLAS ILEGALIDADES

Cunha foi destituído da presidência da Câmara e do mandato de deputado por tentar atrapalhar a Lava-Jato e por ser portador de uma longa ficha de acusações de corrupção. Cunha foi citado como destinatário de propina por pelo menos sete delatores. Em razão das acusações, já responde a um processo e pelo menos quatro inquéritos no âmbito da Lava-Jato.

Procurado, Cunha ainda não se manifestou sobre o pedido de sua prisão pela PGR ao Supremo, mas, a cada nova investigação ressalta que Janot faz uma verdadeira “campanha” contra ele. Desta forma, o presidente da Câmara afastado acabou se indispondo com o Ministério Público e o STF. O comportamento explosivo de Cunha gerou mal-estar em desafetos. Nos bastidores, Cunha é próximo de Jucá e do próprio vice-presidente, Michel Temer.

TEMER E CUNHA

O grupo de Renan no PMDB reclama nos bastidores da ligação de Temer com Cunha e da influência do deputado junto ao vice desde quando era líder do PMDB na Câmara.

Cunha construiu sua força dentro da Câmara, em especial junto aos parlamentares do chamado baixo clero, quando foi líder do partido. Ele adotou a tática de atender a pedidos dos parlamentares, inclusive de outras siglas, e ainda de pegar a relatoria de matérias importantes para o governo. Com isso, ele ganhou poder e teve o controle da agenda do governo no Congresso por muito tempo.

###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Os federais precisam ser autorizados a recolher a tropa toda – Renan, Jucá, Cunha, Lobão, Barbalho, Sarney & Cia. Ilimitada, simplesmente por formação de quadrilha. Os demais envolvidos, um de cada vez, na ordem de conclusão dos inquéritos, que no Supremo não acabam nunca, enquanto na República de Curitiba trabalha-se com muita rapidez.
(C.N.)

07 de junho de 2016
Deu em O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário