"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 7 de junho de 2016

EMBORA COM BEM MENOS INTENSIDADE, O POPULISMO COMEÇA A MOSTRAR SUAS CONSEQUÊNCIAS NO CHILE



O discurso populista de Bachelet não ficou só nas palavras. Ele se transformou em medidas. O Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, que já foi de 17%, hoje está em 22,5%. Já entrou em vigência uma reforma educacional, cujo objetivo é eliminar o lucro da educação privada. A meta final é acabar com o atual sistema de vouchers e criar um sistema educacional completamente gerido pelo estado, inclusive com educação universitária "gratuita" para todos, sistema idêntico ao que existe no Brasil e na Argentina (e com resultados nada invejáveis).

O atual sistema privado de saúde também está sendo atacado. O objetivo declarado de Bachelet é fazer com que a saúde seja gerida de forma socializada. As apólices e os prêmios que os trabalhadores chilenos pagam individualmente para seus planos de saúde seriam socializados e transferidos diretamente para os cofres do estado. O objetivo é criar um sistema universal de saúde, algo que virou moda mundial.

Finalmente, já foi sancionada uma nova legislação laboral (ver aqui e aqui) — que parece inspirada na da Argentina — concedendo enormes poderes aos sindicatos (a base eleitoral da Bachelet) e, consequentemente, reduzindo a produtividade da economia.

Os resultados não têm sido nada bons.


07 de junho de 2016
Ivan Carrino

Nenhum comentário:

Postar um comentário