"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

"DONO" DO SÍTIO DE LULA CONTRATA ADVOGADO PARA SE DEFENDER



Toron vai a Curitiba segunda-feira, para examinar os autos





















O advogado Alberto Zacharias Toron, que na Operação Lava jato já defendeu o empreiteiro Ricardo Pessoa, da UTC, assumiu a defesa do empresário Fernando Bittar, um dos sócios do sítio em Atibaia (SP) frequentado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua família. O sítio Santa Bárbara, de 173 mil metros quadrados, é alvo de investigação da Lava Jato. A suspeita é que o imóvel tenha sido reformado e mobiliado pelas empreiteiras OAS e Odebrecht.
Fernando Bittar é filho de Jacó Bittar, ex-prefeito de Campinas e amigo pessoal de Lula. Ele é dono do sítio em sociedade com Jonas Suassuna Filho.
Em discussões internas, o nome de Toron chegou a ser sugerido por dirigentes do PT para a defesa do próprio Lula. Parte da cúpula do partido avalia que a defesa do ex-presidente ainda carece de um “nome de peso” no meio jurídico.
“Estou trabalhando na defesa do Fernando Bittar. Acho que isso não tem maior significado no ponto de vista do ex-presidente Lula”, disse Toron à reportagem. “Não me inteirei do caso ainda. Segunda-feira vou para Curitiba examinar os autos.”
NA LAVA JATO
O criminalista foi o autor do habeas corpus que tirou da cadeia e levou para prisão domiciliar empreiteiros e executivos de empresas – entre eles Ricardo Pessoa e José Adelmário Pinheiro Filho, o Léo Pinheiro, da OAS – acolhido em abril do ano passado pelo Supremo Tribunal Federal. Essa foi considerada a primeira grande vitória das defesas sobre as decisões do juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância.
Na segunda-feira, 8, em pleno carnaval, Lula esteve na Baixada Santista, litoral paulista, para uma visita a Jacó Bittar. Conforme vizinhos, o ex-presidente chegou ao edifício localizado no bairro Ilha Porchat, por volta de 13h. A informação é que ele teria seguido para o sétimo andar e passado o dia no local, deixando São Vicente no final da noite. Durante a visita, um carro com seguranças permaneceu fazendo a escolta do petista no estacionamento.
A reportagem esteve na portaria dos edifícios Sanvi Porchat e Guarú Porchat nessa quarta-feira, 10. Ao serem questionados, os porteiros informaram que desconheciam a visita de Lula e também não sabiam dizer se Jacó Bittar residia no conjunto. Uma moradora, no entanto, confirmou que o ex-prefeito de Campinas reside no prédio. Segundo ela, Jacó sofre do Mal de Parkinson.
Procurado, o Instituto Lula, presidido por Paulo Okamotto, não respondeu aos contatos da reportagem.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– A contratação do advogado famoso funciona como uma confissão de culpa. Somente quem está envolvido em algum crime precisa ser defendido na Justiça. O fato é que Fernando Bittar está fugindo da imprensa há várias semanas, enquanto seu sócio no sítio de Atibaia, Jonas Suassuna, já declarou a jornalistas que Lula só frequenta a parte do sítio que supostamente pertence a Bittar. Esta é a situação atual. Como dizia Ibrahim Sued, em sociedade tudo se sabe(C.N.)

12 fevereiro de 2016
Eduardo Kattah, Pedro Venceslau e Elys Santiago
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário