"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

O MAIS RICO DOS CARNAVAIS



Charge do Amarildo (reprodução do blog do Noblat)





















O costume tem sido programar o Carnaval com bastante antecedência. Como agora, porém, jamais aconteceu. Porque logo depois de encerrado o desfile da última escola de samba, daqui a duas semanas, a turma já começou a trabalhar para o próximo, de 2017. Por conta da crise que nos assola, mudanças estão sendo engendradas. Novas escolas se organizam, antes mesmo de as atuais terem pisado o sambódromo.
“Unidos do Lava Jato” é uma escola em formação que pensa arrebentar as arquibancadas com o samba enredo “Não Sobrou Ninguém”, entoado pelo coro da Papuda. O destaque vai para a “Ala dos Delatores”. A “Bateria das Empreiteiras e dos Advogados” empolgará o público pela riqueza de recursos já postos à sua disposição.
Também forte candidata ao primeiro lugar, seguir-se-á a “Estação Primeira dos Depósitos no Exterior”, com a Comissão de Frente composta por ex-deputados e senadores então destituídos de seus mandatos, exibindo recibos de repatriamento de grandes fortunas e distribuindo notas de dólar para a plateia. Fantasiados de Irmãos Metralha desfilarão os que contribuíram para a desvalorização do real, seguidos por singular bateria, onde em vez de bumbos, seus integrantes portarão elegantes maletas de couro com ressonância especial.
ALI BABÁ
Lugar de honra será ocupado pela “Escola dos Companheiros do Ali Babá”, muito mais do que 40, com o bloco “Dólar na Cueca” dando passagem aos “Abandonados Pelos Chefes”, coro de lamentações destinado a arrancar lágrimas da assistência. Para compensar a tristeza, um carro alegórico na forma de imenso jatinho, ocupado por beldades peladas que homenagearão as rosas e cantarão “Está Faltando Um”.
Os planos vem sendo elaborados em completo sigilo, por isso as informações são curtas, a ser confirmadas apenas no próximo ano, ignorando-se quais os novos grupos em preparação e, acima de tudo, os seus patrocinadores. Uma coisa, porém, é certa: será o mais rico carnaval de todos os tempos, mesmo sob o risco de ser financiado do fundo da cadeia.

21 de janeiro de 2016
Carlos Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário