"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

ODEBRECHT PODE PASSAR PARA PRISÃO DOMICILIAR COM TORNOZELEIRA

PODEROSO ODEBRECHT PODE SAIR DA CADEIA SOB MONITORAMENTO

MARCELO ODEBRECHT E MÁRCIO FARIA FORAM PRESOS NO DIA 19 DE JUNHO FOTO: GIULIANO GOMES/ AE

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Ribeiro Dantas divulgou os votos sobre pedidos de liberdade e a substituição da prisão por medidas cautelares para réus da Operação Lava Jato. Entretanto julgamentos dos pedidos foram adiados, devido aos pedidos de vistas dos ministros Jorge Mussi e Félix Fischer.

Dantas reconheceu a participação no esquema de corrupção na Petrobras do presidente da empreiteira Odebrecht, Marcelo Odebrecht e do executivo ligado ao grupo Márcio Faria. Odebrecht é acusado de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Farias por crime contra o sistema financeiro e por lavagem de dinheiro.Entretanto, mesmo com a presença de elementos contundentes da participação criminosa dos executivos no esquema, o jurista decidiu substituir a prisão por medidas cautelares.

Agora os réus poderão passar para a prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônicas, ficando proibidos de participar da direção das empresas e terão que entregar os passaportes para a Justiça. O ministro alegou que a aplicação dessas medidas não traz risco para as investigações, pois as provas contra os investigados já foram colhidas.

Marcelo Odebrecht e Márcio Faria foram presos no dia 19 de junho, durante a deflagração da Operação Erga Omnes. Durante essa etapa da Lava Jato também foram presos o presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Marques.



08 de dezembro de 2015
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário