"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

MENSAGEM DE NATAL


Agradeço profundamente a presença nesse Brasil, dos otimistas. São eles que aportam a tranquilidade com as suas mensagens de futuro, de esperanças, de expectativas promissoras.

São eles os anfitriões que nos convocam para a grande festa cristã, e que nos enchem o coração de alegria, porque precisamos crer, precisamos esperar o futuro melhor.

Não consigo organizar meus sentimentos para olhar o mundo que me cerca com olhos de bondade e tolerância. Defeito? Ceticismo desarrazoado? Cansaço de assistir a tanta incúria? A Tanta loucura? A Tanta perversidade?

Não sei... Não procurei as causas que me roubam a condição de olhar o meu país, o que ele nesse momento promete a cada um de nós, brasileiros cansados de tantos crimes perpetrados contra as crianças, os jovens, os desamparados, os injustiçados, os que apenas procuram trabalhar e são fraudados, roubados, espoliados... 

Trilhões arrecadados e que escorrem para o mar de lama do abandono indecente, do desinteresse políticos , da corrupção deslavada, da ausência de políticas públicas, da falta de honestidade que campeia livremente, destroçando as esperanças de futuro do Brasil.

Não consigo mais conviver com tanta impunidade - apesar da Operação Lava Jato, que luta destemidamente para se manter em pé - com a ladroagem que avassalou o país transformando-o no escárnio internacional, no rebaixamento da sua credibilidade.

E exatamente isso, impede que eu olhe esperançoso para dias vindouros, cada vez mais distantes, validando o título de uma obra  de Stefan Zweig, "Brasil, país do futuro". Que não chega nunca...

Agora o Natal, e com ele o constrangimento de desejar um Natal Feliz, com tantas mesas vazias, com tantos chefes de família desempregados, com tantas filas de doentes nos hospitais públicos, a espera de uma consulta, de uma cirurgia sempre adiadas... Com as assombrosas estatísticas dos homicídios, que nos colocam no centro de uma verdadeira guerra civil, com o triste cenário do crime organizado dominando a paisagem...

Tantas crianças abandonadas, olhos tristes que nos espreitam a espera de uma moeda, um afago, um pouco de amor... 

E assim, encontro pessoas, e constangidamente balbucio um Feliz Natal, sem grandes efusividades, como deveria ser,  mas como quem dispara automaticamente um "bom dia", sem mais preocupações se o dia realmente será bom.

De qualquer modo, que Papai Noel traga o presente que cada um espera receber (se o bom velhinho ainda existir por esses lados...).

24 de dezembro de 2015
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário