"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

ENERGIA CHEGA A 40% DOS CUSTOS DA AGRICULTURA

ENERGIA CHEGA A REPRESENTAR 40% DO CUSTO TOTAL DA AGRICULTURA

A ENERGIA ELÉTRICA AGORA REPRESENTA 40% DOS CUSTOS DA AGRICULTURA, SEGUNDO A CNA. FOTO: MARCOS SANTOS/USP IMAGENS

A crise chega à Agricultura de forma devastadora. Além de todos os problemas conjunturais e estruturais, a conta de energia subiu 127% para o consumidor final, somente este ano. 
Com isso, a energia, que representava 20% dos custos da produção agrícola, já supera os 40% quando falta chuva e os produtores acionam seus sistemas elétricos de irrigação. Com esse custo, a irrigação deverá ser menos utilizada.

Os números e as estimativas do impacto do custo da energia no campo são da CNA, a Confederação Nacional da Agricultura.

A agricultura tem sido o único setor da economia que garante boas notícias à economia brasileira. Agora, esse desempenho é incerto.

Quando iniciava sua campanha à reeleição, Dilma prometeu em rede de rádio e TV reduzir a conta de luz. De lá para cá, só fez aumentar.


28 de outubro de 2015
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário