"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

"DILMA ESTÁ EM SITUAÇÃO PIOR DO QUE COLLOR" - DIZ CÉLIO BORJA



Borja acha Dilma despreparada para governar o país
Em entrevista à revista Época, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e jurista Célio Borja afirmou que a situação da atual presidente da República Dilma Rousseff consegue ser pior que a do ex-presidente Fernando Collor de Mello à época de seu impeachment. “Ela não me parece uma pessoa preparada para governar o país”, disse.
Segundo o jurista, a “volatilidade do governo” e a falta de articulação com a maioria do Congresso assustam. “A liderança não é capaz de articular uma maioria ou ao menos um número considerável de votos a favor do governo”, salientou.
Para Borja, o Brasil vive hoje uma dupla crise, política e econômica. Por isso, é razoável que sociedade brasileira considere o impeachment, que é um “instrumento democrático”.
IMORALIDADE
“Diante da imoralidade que grassa em setores da administração pública, como na Petrobras, alguém há de ser responsável. A condução das finanças públicas também é questionada. Há ainda a questão do destino dado a recursos imoralmente tirados da Petrobras e de outros órgãos para sustentar campanhas políticas, então existe a possibilidade forte de que sejam convertidos em crimes de responsabilidade da Presidência da República. Há fortes motivos para acusações”, considerou.
O jurista acrescentou ainda que não há golpismo em defender o impeachment. “Quem fala em golpismo é a presidente. Não há golpismo nenhum. Não se diz que o mandato dela seja encurtado. O que se diz é que ela responda por crimes de responsabilidade que lhe podem ser imputados. Mais nada. Não é golpismo, mas o rigoroso cumprimento da Constituição”, completou Borja.
(texto enviado pelo comentarista Antonio Carlos Fallavena)
28 de outubro de 2015
Deu no Correio de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário