"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 23 de maio de 2015

OLAVO DE CARVALHO? JÁ NÃO CONFIAVA FAZ TEMPO.


No dia 6 novembro de 2013, eu tive esta conversa pelo chat do Facebook com um admirador e amigo próximo de Olavo de Carvalho. Reveladora.


Xxxxxx, faz tempo que eu quero falar contigo, mas fiquei receosa de parecer íntima e inconveniente. Mesmo que eu já te conhecesse de leituras antes de sermos 'amigos' (espero sermos de verdade) aqui no Facebook, não posso exigir que tu me consideres alguém de tua confiança. Mas, vamos lá. 

Eu tenho ficado incomodada verdadeiramente com as 'pregações' do professor Olavo contra Papa Francisco e especialmente pela chancela (que ele diz ser 'compasso de espera") destas profecias 'do fim do mundo' ou da 'segunda vinda', como da tal Maria Divine Mercy. 
Que ele as estude, e leve em conta, vá lá, mas divulgar como coisa a que qualquer um, gente sem defesa ou preparo, possa se apegar, venha a acreditar, comece a divulgar? Alto lá, isto não diz respeito a política petista, nem à mente revolucionária, ou a Dugin ou assuntos deste mundo. 
Estamos falando das coisas de Deus. 

Quer dizer que podemos sair por aí berrando que Bento XVI é o último Papa? E Francisco, em vez de Vigário de Cristo, é o vigarista de Cristo? Eu já entrei neste site The Warning, eu sei lá o que é aquilo. 
Eu não gosto muito destes anúncios, podem dizer que Padre Pio levava Garabandal a sério, eu acho estranho (não vou dizer o que é porque eu não sei). É coisa demais, estas profecias - a maioria - me deixam com um pé atrás. 
Mas o que eu penso não vem ao caso. Estou falando sobre estes 'movimentos' do professor Olavo, que se intensificaram com a eleição de Papa Francisco. Olavo não gosta da Igreja, não é 'palpite'. 
Eu o acompanho, principalmente no True Out Speak, ele manda padre tomar no *, diz que é para chutar a bunda de sacerdote, diz que os cardeais no Vaticano são escola de samba (Boff diz o mesmo). Para mim, o mais crápula dos sacerdotes age in persona Christi, 
representa Cristo. Eu respeito qualquer padre. Eu não estou conseguindo confiar mais em Olavo de Carvalho. 
Leio tudo o que ele escreve com atenção, sei distinguir e reconhecer toda a seriedade e profundidade de seu trabalho, mas ficou uma coisinha incomodando. Tu és a segunda pessoa com quem eu comento isto; falei com Xxxxx Xxxxxxxxx, mas eu sinto que ela não gosta de aprofundar-se, nem se meter nestes assuntos, e tem uma amizade e fidelidade pessoal a Olavo que eu não ousaria arranhar, nem perturbar. 
Não estou te pedindo para tomar partido, eu precisava falar com quem soubesse do que eu estou falando. Será que Olavo está fazendo certo? Ou eu devo deixar isto prá lá, não prestar atenção, não misturar os assuntos? 
Ajuda-me, minha confiança (quase) irrestrita em meu professor, a quem eu devo gratidão eterna, está abalada. (Se eu tiver sido inconveniente, te peço sinceras desculpas. Não disse nem vou dizer a ninguém que falei contigo sobre isto. Peço que confies em mim). Deus te abençoe, ainda mais.


Xxxxx Xxxxxx Xxxxxxxx

Caríssima, nunca me incomodas.

Bem, o Olavo andou derrapando, mas isso não abala o que nutro por ele. Penso que é possível estar na mesma trincheira e discordar. O Olavo não é teólogo e nem o levo em conta quando o assunto é doutrina da Igreja. E ele mesmo sabe disso. No tema religioso, estou mais com o Carlos Ramalhete, e acho que a influência de um ao outro será produtiva para ambos e para nós.

Ele é um neoconvertido, e isso tem aquela ânsia de sair chutando a bunda dos hereges sem se importar que, quando sacerdotes, devemos vê-los como Cristo, apesar de seus erros.
Aliás, o Olavo já deu uma parada nos comentários sobre o Papa. Talvez o Pe. Paulo Ricardo o tenha chamado no apito, e mesmo tenha lido as colaborações do Ramalhete em defesa do Santo Padre.
Meu temor são os "alunos", que não sabem discernir as coisas, todavia, como ele está "mais calmo", penso que tomou uma atitude prudente, ao menos de suspensão de juízo nesses temas.
A proximidade dele com o Grimaldo também ajuda.

O problema de alguns, e não sei o Olavo se enquadra, mas muitos dos seus discípulos sim, é que não são anticomunistas por serem católicos, e sim se tornam católicos por conta de seu anticomunismo. E aí a ordo salutis se embanana toda hehehe
Gracias pela confiança em te abrires assim.

23 de maio de 2015
in blog miriam macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário