"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 30 de maio de 2015

A FIFA TEM CÚMPLICES








Há uma lógica elementar na incipiente perspectiva de que as autoridades norte-americanas investiguem a escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014. Afinal, se há uma investigação em curso – e prisões já feitas – sobre a concessão das Copas de 2018 e de 2022 à Rússia e ao Qatar, respectivamente, não consigo encontrar uma só razão para não desconfiar de alguma maracutaia na outorga ao Brasil.
Mas não basta circunscrever as apurações à Fifa. É conveniente apurar se os governos dos países que sediarão as duas Copas já anunciadas e os que abrigaram as mais recentes (ou não tão recentes, de resto) conseguiram a organização por meios lícitos ou não.
É razoável suspeitar que se envolveram no aroma de corrupção que desde esta quarta-feira, 27, é exalado pela entidade-mãe do futebol.
O jornal “The New York Times”, ao anunciar as prisões de dirigentes da Fifa em Genebra, fez acurada descrição do que é a entidade. Assim: “Com mais de US$ 1,5 bilhão (R$ 4,7 bilhões) em reservas, a Fifa é tanto um conglomerado financeiro global como uma organização esportiva. Com países ao redor do mundo competindo agressivamente para vencer a concorrência para hospedar a Copa do Mundo, Blatter [Joseph Blatter, seu presidente desde 1998] demanda a fidelidade de qualquer um que queira um pedaço do filão de receitas”.
LULA FEZ CAMPANHA
De fato, todos os países que hospedaram Copas fizeram uma formidável campanha para convencer Blatter e a sua corte a lhes outorgar o direito. No caso do Brasil, a campanha foi comandada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como parte de sua estratégia para colocar o Brasil em lugar destacado no mapa do mundo.
Conseguiu. Festejou a escolha do Brasil, em 2007, como se fosse a conquista do título. Definiu a organização de uma Copa como uma “tarefa imensa, incomensurável”.
Como se sabe, muita gente nas ruas não gostou da “tarefa” e protestou ruidosamente. Imagine o que aconteceria se, de repente, se descobrisse que a escolha do Brasil não se deveu apenas às suas belezas naturais e à sua paixão pelo esporte que a Fifa comanda.
Seria um choque imensamente superior aos 7 a 1 que a Alemanha aplicou ao Brasil.
GOVERNADORES
Diga-se que a campanha pela Copa no Brasil não foi apenas do governo central. Ao contrário, foi uma tarefa de Estado, de que dá prova o comparecimento em Zurique, no dia do anúncio, de uma penca de autoridades, entre elas os então governadores Aécio Neves (PSDB-MG) e Sérgio Cabral (PMDB-RJ).
Afinal, como lembra ainda o “The New York Times”, na Fifa, “as decisões políticas são frequentemente tomadas sem debate ou explicação, e um pequeno grupo de funcionários graduados –conhecido como Comitê Executivo– opera com poder desmesurado. A Fifa tem, por anos, funcionado com pouca supervisão e menos ainda transparência”.
Como o governo brasileiro também funciona com pouca transparência (vide o escândalo envolvendo a Petrobras), é absolutamente natural que se desconfie quando ele se junta a uma entidade cujo vice-presidente, José Maria Marin, está preso agora.

30 de maio de 2015
Clóvis Rossi
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário