"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

POR QUE NÃO HÁ UMA POLÍTICA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA?...


Moradores do Alemão protestam sem serem ouvidos
 
Mário Assis

Será que jamais se conseguirá impedir a entrada em território nacional de armas e munições? Afinal, enquanto o Estado não tiver o controle sobre a movimentação de armas e munições, contrabandeadas ou fabricadas no país, a bandidagem será abastecida e municiada e, lamentavelmente, teremos outros Eduardos de Jesus.
A realidade nos mostra, hoje, que os criminosos estão mais bem armados e municiados do que as polícias. Leiam este artigo, com texto curto e grosso.

###

 O SANGUE ESCORRE AO LADO

Luiz Fernando Vianna
Folha

Supondo que você, caro leitor, seja uma pessoa de classe média e que não viva numa favela, vai uma pergunta: você suportaria ver, de perto, o sangue escorrendo da cabeça de uma criança de 10 anos? E suportaria ouvir quase todos os dias tiros sendo disparados na porta da sua casa (não num lugar próximo, mas ao lado da sua janela)?

E imaginemos que o menino de 10 anos não seja desconhecido, mas o filho de um vizinho. Ou, pior, o seu próprio filho. E você soubesse que ele estava na porta de casa porque não havia tiroteio, e que um policial apareceu disparando e estourou a cabeça do menino. O que você acharia se isso acontecesse na sua rua, na sua vida?

Se o leitor não ficou indiferente a essas perguntas retóricas, vai outra: por que desejar isso aos outros? Por que há gente que consegue se sentar diante de um computador e escarnecer da dor da mulher cujo filho foi assassinado, escrevendo que para ela é fácil culpar a polícia?

“NÃO VAMOS RECUAR”

Se Eduardo de Jesus Ferreira vivesse em Ipanema, será que o governador Pezão, após a morte do menino, diria a frase “não vamos recuar”, ameaçando com mais tiros todos os que vivem no Complexo do Alemão?
No Brasil, política de segurança é prender e matar pobre para rico se sentir em paz. Como a estratégia só gera mais violência, a classe média e os abastados pedem mais prisões, mais mortes, mais sangue. É uma espiral fascista.
Entre 2009 e 2013, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, as polícias mataram 11.197 pessoas no país – seis por dia só em 2013. E nos mesmos cinco anos, 1.770 policiais foram mortos. Essa guerra sem fim não faz com que ninguém consuma um grama a menos de droga. Nem fique mais seguro. Mas alimenta um ódio que, em alguma hora, vai explodir. E aí poderá ser na sua rua, na sua vida, caro leitor.

09 de abril de 2015
 

Um comentário:

  1. O ''não vamos recuar'' não é ameaçar com tiros quem vive no Alemão, pelo contrário é mostrar que o governo não vai ceder ao poder paralelo e nem à policias corruptos. Pezão está certo, e o menino que faleceu poderia ser de qualquer lugar que a postura do Pezão seria a mesma...

    ResponderExcluir