"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 25 de março de 2015

TAL PAI, TAL FILHO?


É tradição da política nacional a transferência de votos de velhos políticos aos seus ascendentes, descendentes, esposas e outros parentes.

Em alguns casos, a sucessão tem tido bons resultados e, na atual legislatura, uma parcela de jovens parlamentares vêm se destacando no Congresso Nacional.

Deputados e senadores, carregando o peso do nome, do bem ou do mal de seus parentes, não se intimidam com inevitáveis comparações e, de cabeça erguida e disposição de mudar o rumo do país, se expõem enfrentando adversários com a força de quem adquiriu traquejo dentro de casa.

Estes jovens, sem culpa de passados que não são seus, exercem suas funções de forma tão independente que parecem novos quixotes, bradando lanças contra os moinhos da corrupção, dos desmandos e da política rasteira.

Ao ver estes jovens destemidos desbravando os seus próprios caminhos lembro-me da história do advogado de Al Capone conhecido como “Easy Eddie”. Eddie, profissional competente, durante anos, conseguiu livrar o seu cliente de todas as ações policiais e judiciais que envolviam o maior mafioso da história no século XX. É fato que, neste início de século XXI, Al Capone seria considerado, no Brasil, criminoso de menor potencial ofensivo, sem precisar de defesa de ninguém.

“Easy Eddie”, além de muito bem remunerado com o dinheiro procedente do crime organizado, gozava dos benefícios iguais aos dos demais marginais que serviam à Al Capone. Eddie tinha um filho a quem adorava e procurava afastá-lo das suas atividades, dedicando-lhe especial atenção nos estudos e formação de caráter; no entanto, sabia que não deixaria para o filho um bom exemplo.

Amargurado com a perspectiva de prejudicar o futuro do filho, “Easy Eddie”, em delação premiada, decidiu entregar à justiça os segredos de Al Capone que, afinal, foi condenado a onze anos de prisão que não cumpriu integralmente por ter ficado doente. Logo morreu.

“Easy Eddie” se tornou ficha limpa, como se diz hoje em dia, e foi assassinado a tiros um ano depois da prisão de Al Capone. Em seu bolso a polícia encontrou um rosário, um crucifixo, uma medalha religiosa e um poema que dizia: “O relógio da vida recebe corda apenas uma vez e nenhum homem tem o poder de decidir quando os ponteiros irão parar, se mais cedo ou mais tarde. Agora é o único tempo que você possui. Viva, ame e trabalhe com vontade. Não ponha nenhuma esperança no tempo, pois o relógio pode parar a qualquer momento”

O filho de Eddie chamava-se Butch O’Hare e é um herói americano. Foi piloto de caça na guerra contra o Japão e, sozinho, enfrentou e abateu uma esquadrilha inimiga que ameaçava o porta-aviões “Lexington”, sua base.

O’Hara morreu em combate na 2ªGuerra Mundial aos 29 anos de idade, e, hoje, o principal aeroporto de Chicago leva o seu nome. Atendeu ao desejo do pai; foi melhor que ele.


26 de março de 2015

Paulo Castelo Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário