"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 4 de março de 2015

GENOÍNO: O UOL "UOLA"

Existe uma diferença entre escrever matérias e "uolar matérias". O verbo tem origem na forma que o portal Uol encontrou para noticiar de maneira enviesada fatos que contrariam as convicções ideológicas dos seus repórteres e editores.

Um exemplo fresquinho. O mensaleiro José Genoíno, como já havíamos dito aqui, foi beneficiado pelo indulto de Natal de Dilma Rousseff -- e, hoje, o STF sacramentou a sua liberdade, extinguindo a pena.
Mais uma palhaçada em meio a tantas etc.
Lê-se no Uol que José Genoíno agora está livre para "dormir fora de casa, votar, frequentar bares e não precisará mais comparecer periodicamente à Justiça".
É curioso que se precise explicar o que é liberdade para o leitor, e que para o repórter um dos melhores exercícios de liberdade seja "frequentar bares". Isso é "uolar"? Não, trata-se apenas de uma irresistível observação lateral.

O Uol "uola" mais adiante, ao explicar o que foi o mensalão: "Segundo julgamento no Supremo, o mensalão foi um esquema de corrupção em que agentes do governo federal recebiam apoio no Congresso Nacional para votações de interesse do Executivo por meio de pagamentos mensais a partidos e políticos."

Pois é, para o Uol, o mensalão foi o que foi, "segundo julgamento no Supremo". Ou seja, pode não ter sido bem assim, sabe como é. Guardadas as devidas e infinitas diferenças, é o caso de perguntar como o portal definiria o Holocausto -- "Segundo o julgamento de Nuremberg, os nazistas implementaram uma política de extermínio do povo judeu"?
Isso é "uolar".

04 de março de 2015
o antagonista

Nenhum comentário:

Postar um comentário