O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), pode terminar até sexta-feira (6) a análise dos pedidos de abertura de inquérito, protocolados pelo procurador geral da República, Rodrigo Janot, na operação Lava Jato. Com isso, os 54 nomes de políticos citados na lista devem ser conhecidos antes do fim de semana.
Ao todo, foram enviados na terça-feira (3) 28 pedidos de abertura de inquéritos ao Supremo Tribunal Federal, envolvendo políticos citados nas investigações da operação Lava Jato. Também foram enviados sete pedidos de arquivamento relativos a políticos – entre eles, Aécio Neves e Henrique Alves.
São pessoas também citadas em delações, mas contra as quais os procuradores consideraram não haver indícios fortes o suficiente para a abertura de inquéritos.
Como tanto os pedidos de abertura de inquérito quanto os de arquivamento podem ter mais de uma pessoa envolvida, não é possível saber, neste momento, quantas efetivamente serão investigadas.
Nos pedidos de investigação, Janot também pediu ao ministro relator dos processos, Teori Zavascki, que levante o sigilo das peças.
###
NOTA DA REDAÇÃO – É possível que os nomes sejam divulgados sexta-feira, mas bastante improvável. São 28 inquéritos, envolvendo 54 pessoas, e Zavascki não pode agir apressadamente. Ou pode? (C.N.)
Deu na Folha
Nenhum comentário:
Postar um comentário