"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 6 de março de 2015

FOLHA DIZ QUE ZAVASCKI PODE DIVULGAR OS NOMES HOJE

       

Zavascki não tem prazo a cumprir, mas há o clamor público

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), pode terminar até sexta-feira (6) a análise dos pedidos de abertura de inquérito, protocolados pelo procurador geral da República, Rodrigo Janot, na operação Lava Jato. Com isso, os 54 nomes de políticos citados na lista devem ser conhecidos antes do fim de semana.

Ao todo, foram enviados na terça-feira (3) 28 pedidos de abertura de inquéritos ao Supremo Tribunal Federal, envolvendo políticos citados nas investigações da operação Lava Jato. Também foram enviados sete pedidos de arquivamento relativos a políticos – entre eles, Aécio Neves e Henrique Alves.
São pessoas também citadas em delações, mas contra as quais os procuradores consideraram não haver indícios fortes o suficiente para a abertura de inquéritos.

Como tanto os pedidos de abertura de inquérito quanto os de arquivamento podem ter mais de uma pessoa envolvida, não é possível saber, neste momento, quantas efetivamente serão investigadas.

Nos pedidos de investigação, Janot também pediu ao ministro relator dos processos, Teori Zavascki, que levante o sigilo das peças.

###

 NOTA DA REDAÇÃO
É possível que os nomes sejam divulgados sexta-feira, mas bastante improvável. São 28 inquéritos, envolvendo 54 pessoas, e Zavascki não pode agir apressadamente. Ou pode? (C.N.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário