"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

QUEM AVISA...

FALTA DE ACORDO SOBRE DÍVIDA DA GRÉCIA AMEAÇA ECONOMIA GLOGAL, DIZ OSBORNE

george_osborne_02

O ministro britânico das Finanças, George Osborne, advertiu nesta segunda-feira (2) que a falta de entendimento na zona do euro sobre a dívida da Grécia é “a maior ameaça à economia mundial”.
Osborne reuniu-se em Londres com o ministro grego das Finanças, Yanis Varoufakis. “Todas as partes devem agir com responsabilidade, mas também precisamos que a zona do euro adote um plano mais eficaz de criação de empregos e crescimento”, declarou o britânico.
 
O ministro das Finanças grego, do partido de extrema-esquerda Syriza, foi a Londres buscar apoio à renegociação da dívida grega de € 320 bilhões, considerada um peso e um freio à retomada do crescimento na Grécia. O novo governo de Atenas quer negociar até o final de maio um acordo global com o trio de credores do país, formado pelo FMI, a União Europeia e o Banco Central Europeu.

A ideia é atrelar o reembolso da dívida ao crescimento da economia, dando prioridade à retomada dos investimentos sociais. Nos últimos quatro anos, a Grécia aplicou dois programas de austeridade fiscal que, segundo as novas autoridades de Atenas, provocaram uma crise humanitária no país.

Depois de conversar com Osborne, o grego participa de um encontro com investidores organizado pelo Bank of America Meryll Lynch.
No domingo (1º), na primeira etapa de sua turnê europeia, Varoufakis esteve em Paris, onde ouviu o colega francês Michel Sapin dizer que uma renegociação é possível, mas um novo perdão da dívida está fora de cogitação.
Economista formado na Inglaterra e ex-professor da Universidade do Texas, Varoufakis insiste que Atenas não pode pagar a dívida do jeito que ela está sobre a mesa.
Obama critica pressão sobre a Grécia
O governo grego ganhou um apoio inesperado: o presidente americano, Barack Obama, declarou ontem em entrevista à CNN que “não dá para continuar a pressionar países em plena depressão econômica”.

Obama defendeu uma estratégia de crescimento para os países endividados da zona do euro. Ele reconhece que a Grécia precisa de reformas, mas considera difícil exigir novos sacrifícios dos gregos quando o PIB do país recuou 25% em cinco anos. (Com RFI)

02 de fevereiro de 2015
ucho.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário