"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

OPOSIÇÃO?! QUE OPOSIÇÃO?

Oposição quer CPIs para fundos de pensão, BNDES, Petrobras e energia   



A oposição decidiu que vai recolher assinaturas a partir da próxima semana, quando o Congresso volta das férias, para tentar criar quatro CPIs contra o governo Dilma Rousseff.
Além da nova CPI para tratar do escândalo da Petrobras, PSDB, DEM e PPS querem instalar comissões para investigar o setor elétrico, os fundos de pensão e os financiamentos do BNDES.

A linha de atuação foi definida em reunião nesta quinta-feira (29) entre os líderes das bancadas de deputados federais do PSDB, Antonio Imbassahy (BA), e do DEM, Mendonça Filho (PE).

Para que uma CPI seja instalada são necessárias as assinaturas de pelo menos 171 dos 513 deputados. Além disso, o presidente da Câmara pode barrar seu funcionamento caso avalie não haver o chamado “fato determinado” que justifique a investigação.

REBELIÕES NA BASE

Como tem maioria no Congresso, o governo Dilma pode conseguir evitar essas novas CPIs, mas terá que contornar rebeliões em sua própria base, entre elas a do PMDB, que já declarou que apoiará a nova CPI da Petrobras.

De acordo com Imbassahy, a justificativa para a CPI do setor elétrico são os apagões e a política para a definição das tarifas de energia. “Dilma foi a principal gestora do setor nos últimos anos”, afirmou, lembrando que a presidente foi ministra de Minas e Energia no início do primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010).

Sobre o BNDES, a oposição mira empréstimos feitos, entre outros, a grandes financiadores políticos, principalmente o grupo JBS, campeão em doações a candidatos nas últimas eleições. A oposição também acusa o governo de usar os fundos de pensão das estatais para fins político-partidários.

02 de fevereiro de 2015
Deu na Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário