"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

HOMEM-BOMBA DA PETROBRAS MANTINHA A CONTABILIDADE ORGANIZADA

          
 Com o pedido do PT e PSB de quebra do sigilo judicial, o depoimento do delator pode vir a público mais rápido, antes mesmo da eleição.
A ação dos dois partidos está precipitando a revelação dos nomes envolvidos.

O delator do propinoduto da Petrobras, Paulo Roberto Costa, mantinha a contabilidade organizada. E tinha acesso a Lula.
Por isso já se espera nos círculos próximos ao Planalto que o ex-presidente seja atingido pelo novo escândalo, não saindo ileso desta vez como ocorreu no caso do mensalão.

Para o PT, a quebra do sigilo envolve imensos riscos. Porém, o vazamento de informações à imprensa deixou a cúpula petista e Dilma sem saída.
Se o segredo de Justiça perdurar durante a campanha, e o rol de suspeitos seguir no terreno do boato, todos podem ser atingidos no escândalo, inclusive Dilma.

Com os nomes revelados, podem cair muitos petistas e até o grande líder, mas a presidente-candidata só teria que responder por leniência e omissão.
Até onde se sabe, Dilma não foi citada pelo delator.

12 de setembro de 2014
Raquel Faria
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário