"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

ESSES SENHORES SOCIALISTAS

“Esses senhores socialistas, de envolta com grã-finos malandros e jovens débeis mentais transviados, socialistas dos cafés pseudamente parisienses, dos clubinhos de subliteratura e de artistas medíocres, previamente superados, desmentidos pela sua impotência e improdutividade, de cambulhada com semi-delinquentes e depravados maconheiros, é que lançam, constantemente, afrontas aos que amam o bem do seu semelhante. Eles apenas odeiam e nada mais sabem fazer que odiar. Seu socialismo é produto de ressentimento e de um marginalismo social provocado por desajustamento psicológico. Quando o seu socialismo vencer, contribuirão, por sua vez, para glória do «paredón», que seus «amigos» criarão e, como em todas as revoluções dessa espécie, serão trucidados por aqueles que hoje reverenciam.”
— Análise de Temas Sociais, vol. I, p. 34

12 de setembro de 2014
(Mario Ferreira dos Santos) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário