"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

DISCREPÂNCIA ENTRE IBOPE, DATAFOLHA E VOX POPULI SÃO INACEITÁVEIS




Sai hoje a nova pesquisa Datafolha sobre a corrida presidencial, quem tem margem de acerto muito superior ao Ibope e ao Vox Populi, que fazem menos entrevistas em número menor de municípios. Enquanto somente agora o Ibope tenha chegado a 3.020 entrevistas, o Datafolha chegou a ouvir mais de 10 mil eleitores em sua última pesquisa e na de hoje está ouvindo 5.362 eleitores, quase o dobro do Ibope.
 
Este levantamento é aguardado com invulgar expectativa, porque os últimos números apresentados por Datafolha, Ibope e Vox Populi decididamente não estão batendo. Pelo contrário, apresentam discrepâncias inaceitáveis.
 
Segundo a pesquisa Datafolha anterior, divulgada quarta-feira passada (dia 10),  no primeiro turno Dilma Rousseff (PT) teria 36%; Marina Silva (PSB), 33% e Aécio Neves (PSDB), 15%, com branco/nulo/6% e não sabe 7%. Segundo o Datafolha, foi a primeira vez que Marina teve oscilação negativa (de apenas 1%) em suas intenções de voto desde que entrou oficialmente na disputa, porque, em relação à pesquisa divulgada dia 3, Dilma tinha 35%, Marina, 34%, e Aécio, 14%.
 
E no segundo turno, no dia 10 pelo Datafolha a candidata do PSB teria 47% e a do PT, 43% (na semana anterior, Marina vencia por 48% a 41%).
 
NÚMEROS DIFERENTES
 
As pesquisas do Ibope, instituto que mantém contratos com o Planalto, sempre têm posição mais favorável à Marina, o que deve ser mera coincidência. No levantamento divulgado terça-feira (dia 16), por exemplo, Dilma teria 36%, Marina Silva 30% e Aécio 19%, com branco/nulo 7% e não sabe 6%. E no segundo turno, Marina teria 42% e Dilma, 41%.
 
Em seu levantamento anterior, realizado dias antes do Datafolha do dia 12, o Ibope dizia que Dilma já teria 39%, Marina, 31%, e Aécio, 15%. Ou seja, o Ibope dava Dilma com 8 pontos de frente praticamente na mesma data em que o Datafolha indicava apenas 3 pontos de frente. Portanto, entre Ibope e Datafolha, uma discrepância de 5 pontos, muito acima da margem de erro.
 
Aí apareceu a última pesquisa do Vox Populi, na segunda-feira (dia 15), indicando que a disparidade em relação ao Datafolha seria ainda maior, pois no primeiro turno Dilma teria 9 pontos de frente, com 36%, Marina 27% e Aécio 15%…
 
Desse jeito, como diria Caetano Veloso, essas pesquisas não podem ser levadas a sério, porque estão qualquer coisa, pra lá de Marrakech e de Bagdá.

19 de setembro de 2014
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário