"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

TCU pode voltar atrás na decisão de bloquear bens de diretores da Petrobras, salvando Graça e Barbassa

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

A Presidenta-candidata Dilma Rousseff reza e seus assessores articulam para que o Tribunal de Contas da União volte atrás na decisão de bloquear o patrimônio de diretores e ex-diretores da Petrobras envolvidos diretamente no prejuízo de US$ 792,3 milhões com a compra da refinaria Pasadena, no Texas (EUA). Caso o TCU confirme a decisão, e ainda incluía no rol de afetados Jorge Zelada (homem de confiança do PMDB) e Maria das Graças Foster, a amiga de Dilma ficará insustentável na presidência da Petrobras.

No governo, ainda corre uma aposta de que o ministro-conselheiro José Jorge possa aliviar a barra de Graça Foster, fazendo o malabarismo de voltar atrás. Basta que ele e a maioria do plenário do TCU acatem os embargos de declaração feitos pela Petrobras contra a indisponibilidade dos bens de José Sérgio Gabrielli (homem de confiança do Presidentro Luiz Inácio Lula da Silva) e demais dirigentes da petrolífera. O caso mais desesperador é o de Paulo Roberto Costa – preso e investigado na Operação Lava Jato. Mais delicado que o caso deles só o de Graça que, se for obrigada a “tomar no TCU” (como ironizam deputados da oposição petista no congresso), perde automaticamente o cargo.

José Jorge e demais conselheiros podem se basear no pedido feito pelo Advogado Geral da União, Luis Inácio Adams, para que o TCU “dissocie os diretores envolvidos para efeito de indisponibilidade de bens”. A grande preocupação de Adams é com Graça Foster e o poderoso diretor Financeiro, Almir Barbassa. Se os dois forem colocados sob suspeita pelo TCU, ficam obrigados a deixar seus cargos. A queda de ambos poderia ser fatal para o governo Dilma Rousseff. Por isso, a pizza já está assando no forno do TCU.

O “Tribunal” de Contas da União, que não é órgão do Judiciário, mas auxiliar do poder Legislativo, já tinha pisado na bola na decisão anterior de excluir, ao menos temporariamente, Dilma Rousseff e demais integrantes do Conselho de Administração da Petrobras do processo que apura responsabilidades sobre o caso Pasadena. O TCU tomou uma decisão flagrantemente política e contrária ao próprio estatuto da Petrobras – que torna os diretores executivos e os membros do conselho responsáveis pelas decisões da empresa.

Por isso, é grande o risco de o TCU, novamente, “revogar a gravidade” dos fatos para preservar o poder de Graça Foster e Almir Barbassa – os poderosos comandantes da Petrobras. Se Pasadena for adiante, o Passadilma (previsto para as urnas) vira uma realidade antecipada...

Estamos fritos...

A marketagem reeleitoreira petista comprovou mesmo que seu conteúdo é indigesto.

Apresentar a Dilma, na propaganda de TV, como “mulher que gosta de cozinhar”, preparando uma “dificílima” macarronada, é uma piada macarrônica...

E o fato de Dilma alegar que, em sua rotina de trabalho, tem de “matar um leão por dia” vai parecer que ela é candidata à presidência de algum país africano ou, então do Jardim Zoológico...

Pior que isto é ela ter usado a imagem de que é obrigada a “subir e descer o monte Everest” – em pleno Planalto...

Tá de sacanagem...

No mesmo programa releeitoral do PT, o Presidentro Lula apareceu, rapidinho, para soltar uma indagação em cima da qual a oposição deveria surfar:

“Já imaginou o prejuízo que o país teria se eu não tivesse um segundo mandato?”.

$talinácio deve ter razão, pois sem o seu segundo mandado não teríamos todos aqueles escândalos, de desvio e lavagem de US$ 10 milhões, que é investigado pela Operação Lava Jato, e aquele monte de escândalo, devidamente abafado e em segredinho judiciário na Operação Porto Seguro, contra a amiga Rosemary Noronha...

Triste Memória

Falecido Lula...

Lula deve ter ficado PT da vida com o programa do PSB, que evocou a memória do recém-falecido Eduardo Campos.

Os marketeiros socialistas usaram o áudio do enterro dele, domingo passado, quando o povão gritou: “Eduardo, Guerreiro do Povo Brasileiro”.

Lula, que chegou a ser vaiado no velório, é quem usava este título de “Guerreiro do Povo Brasileiro” – agora roubado pela propaganda adversária.

Deve ter sido o troco da História nos marketeiros petistas que, em eleições passadas, roubaram de Leonel Brizola o slogan “A Força do Povo” (que agora volta a ser usado pela eterna brizolista Dilma).

Guerra contra a Rede Globo

Má influenza...


Nelson Couto, o Xerife da Confraria do Garoto, faz uma grave denúncia via facebook.

Torcedores da Costa do marfim, que vieram curtir a Copa do Mundo no Brasil, podem ter trazido o terrível vírus da Influenza.

Médicos já avaliam o risco de uma epidemia da gripe – que se pensava extinta -, a partir do Rio de Janeiro...

Dia do Maçom

Perguntinha que se faz lá pelos lados do Paraná por maçons:

Como é que o ex-petista, deputado federal André Vargas, vai comemorar o Dia do Maçom, neste dia 20 de agosto?

O “irmão” André Vargas teve seu nome citado nas investigações da Operação Lava Jato, por suas ligações com o doleiro Alberto Youssef, que por sua vez é parceiro de Paulo Roberto Costa, que comandou o “abastecimento” e controlou 1382 contas correntes da Petrobras.

Dicas para o Abdelmassih

Cuidado: daqui pouco, na campanha, os petistas vão dizer que o Roger Abdelmassih é o Pai do Plano Real...

Que reforma, Dunga?

O técnico Dunga convocou 10 jogadores da Era Felipão para a "nova" seleção brasileira.

Ainda bem que não chamou Alberto Yousseff para o lugar do Guido Mantega.

Paulo Roberto Costa jamais o perdoaria...

20 de agosto de 2014
Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário