"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

PESQUISA ELEITOREIRA


 
Um cão de raça peluda escapa de seu dono, corre e pula numa piscina.
 
Provavelmente o seu dono estava respondendo a uma pesquisa eleitoral e se distraiu.
 
Sempre tive fascinação por pesquisas; se assemelham muito aos horóscopos.
 
A maioria dos entrevistados não entende as perguntas. Respondem procurando agradar o entrevistador como num programa de televisão.
 
Quem são os clientes das empresas de pesquisas eleitorais? Os marqueteiros que querem vender gato por lebre! Os órgãos da mídia (que dependem da publicidade de empresas estatais)! Os militantes partidários que transformam os eleitores em meras torcidas organizadas, como as de times de futebol.
 
Pagam pelas pesquisas e não tem 110% (cento e dez por cento) de aprovação para o seu candidato?!? Que incompetência!
 
A vantagem da pesquisa é induzir os idiotas a votarem no “vencedor” (antecipado pela numerologia).
 
A barbaridade da pesquisa é coonestar um resultado que será moldado pelas urnas fraudáveis e por um dogmático sistema de apuração de votos, sem possibilidade de recontagem e auditoria independente.
 
Por tudo isso, em vez de pesquisas de araque, prefiro o palmômetro ou atualmente, o vaiômetro com ou sem TCU.
 
20 de agosto de 2014
Carlos Maurício Mantiqueira é um livre pensador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário