"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 1 de julho de 2014

SERRA TROCA SENADO PELA CÂMARA


 

Quase 30 anos depois, quando se elegeu pela primeira vez, José Serra deve voltar à Câmara dos Deputados. Depois de ser ministro de Estado, prefeito de São Paulo, governador e candidato à presidência pelo PSDB por duas oportunidades, deve fazer uma votação histórica. A foto mostra Serra em 1986. 

O ex-governador José Serra (PSDB) decidiu se candidatar a deputado federal por São Paulo. Segundo integrantes da Executiva do PSDB, aliados do tucano formalizaram sua inscrição na chapa neste sábado (28). A decisão ocorre após um impasse interno. Em maio, Serra formalizou em seus canais de internet disposição em disputar o Senado ou uma cadeira na Câmara.
 
Na última semana, no entanto, o governador Geraldo Alckmin ofereceu a vaga de senador ao PSD, partido do ex-prefeito Gilberto Kassab. Houve reação de líderes do partido, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o presidenciável da sigla, senador Aécio Neves (MG), que defendiam Serra como o nome para o posto.
 
A desavença interna levou o ex-prefeito a abandonar as negociações com o PSDB e se aliar ao candidato do PMDB, o empresário Paulo Skaf, que hoje aparece como o principal adversário de Alckmin em sua campanha à reeleição. Em retribuição ao convite, Skaf ofereceu a vaga de senador em sua chapa ao ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles. Ele prometeu responder ao convite na segunda-feira (30), mas o PMDB está confiante de que aceitará a empreitada.

O impasse em torno da vaga também levou Serra a optar por disputar uma vaga na Câmara. Dirigentes do PSDB de São Paulo disseram ao ex-governador que não poderiam garantir que ele seria o único candidato a senador da chapa de Alckmin, que conta com o apoio de 14 partidos. Isso reduziria muito o tempo de propaganda na TV a que o tucano teria direito.

Os principais aliados de Serra esperam que sua candidatura à Câmara amplie a votação na legenda no Estado e garanta o aumento da bancada de deputados federais alinhados ao PSDB. Serra participará neste domingo da convenção que irá lançar a candidatura de Alckmin. A decisão do PSDB sobre seu candidato ao Senado deve ficar para a segunda.

(Folha de São Paulo)

30 de junho de 2014
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário