"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 1 de julho de 2014

A COPA E OS ATIVISTAS



A maior mobilização popular em toda a história dessas Terras de Santa Cruz não se deu para exigir a melhoria de vida do brasileiro. Não se deu por mais segurança, nem por menos corrupção. Não se deu para acabar com a impunidade de políticos safados nem dos criminosos e assassinos que perambulam às soltas. Não se deu pela dignidade e eficiência dos transportes públicos, nem da saúde, nem da educação. Mas, sim, para torcer pela vitória de um time em meia dúzia de partidas de futebol.
Essa Copa caiu como uma ducha de água fria sobre a disposição da maioria dos ativistas brasileiros, essas pessoas que já acordaram para a realidade de que não poderemos deixar as decisões sobre o futuro do Brasil só nas mãos desses políticos de merda que estão por aí. A Copa foi um verdadeiro freio na expectativa dessas pessoas que sabem que o único jeito é sair em campo para fazer valer a soberania popular porque nenhum dos graves problemas nacionais será resolvido se esses moleques milionários emplacarem ou não as necessárias bolas na rede.
 
É triste ver multidões hipnotizadas por uma mídia pérfida que em sua ação idiotizante idolatra a agilidade dos pés e subjuga a inteligência da cidadania, mas isto não é culpa da sociedade e sim dos políticos brasileiros cuja maioria determinante, desde os idos da despedida da Corte portuguesa, não fez outra coisa senão demagogia e usar o poder a eles conferido na contratação de obras e serviços públicos em favor de seu enriquecimento pessoal, protegidos por uma lei criada por eles mesmos para se safarem sempre mais ricos e impunes.
Peço a essa gente de bem, que luta a “boa luta” por um Brasil melhor, que aguente firme em sua determinação porque essa euforia vai passar e mais cedo ou mais tarde muita gente vai acabar entendendo que ganhar ou perder essa merda de Copa não vai mudar nada em suas vidas nem no futuro sombrio que hoje se esboça para seus filhos e netos.
A Copa vai passar, mas tudo vai continuar como dantes no reino de Abrantes e a tendência pode crer, é a reeleição em Outubro dos piores crápulas que já habitam essas paragens.
 
Daí a necessidade e até mesmo a imprescindibilidade de continuarem firmes os ativistas brasileiros em sua determinação de lutar por um Brasil melhor, ainda que isso, agora, pareça inútil.
 
Posso garantir que a luta vai continuar e que todos fazemos parte dela, porque a luta por mais democracia e por menos corrupção é como na Copa. Ou você está conosco ou está contra nós.
 
30 de junho de 2014
Fernando Di Lascio é Advogado e como membro de vários grupos sociais de combate à corrupção, impunidade e falta de vergonha que assola o país, coordenou a elaboração do PLIP EPOCC – Projeto de Lei de Iniciativa Popular Estatuto Popular de Combate à Corrupção 

Nenhum comentário:

Postar um comentário