"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

2018

 

Futebol 3
 
Um país cujo povo dá à seleção de futebol importância maior do que dá a outras prioridades gritantes não tem o direito de crescer.
 
Não foi investindo em futebol que a Alemanha se tornou país de Primeiro Mundo. Sua prioridade foi e continua sendo o investimento em educação básica. Isso é válido não só para a Alemanha, mas também para todos os países desenvolvidos. Sem exceção.
 
O povo brasileiro, que gasta seu tempo e seu esforço a lamentar-se por uma equipe esportiva, não merece prosperar. O que faz um país crescer é estudo, trabalho, honestidade e persistência.
 
Que pensar de um povo que que torce pra chegar a sexta e odeia as segundas? Que tenta levar vantagem em tudo? Que valoriza a improvisação em detrimento do planejamento? Que dá mais valor à embalagem que ao conteúdo?
 
Biblioteca 1
 
Muitos dos que idolatram jogadores de futebol são cidadãos que nunca arregaçaram as mangas nem se esforçaram para melhorar de vida. Daí dependerem de ídolos pré-fabricados para compensar suas próprias frustrações.
Na medida que trabalharmos, estudarmos e lutarmos por dias melhores, teremos grandes alegrias já em 2018, independentemente da colocação da Seleção na Copa da Rússia. Uma eventual vitória não será mais que um complemento e não a razão de tudo ― única chance de o povo alcançar felicidade.
Viva o povo brasileiro e danem-se a Seleção e a Copa! Que sumam com a Fifa. Alegria do povo não é conquista de campeonatos. É vida digna e comida na mesa.
 
11 de julho de 2014
José Horta Manzano
 
Interligne 18g
 
(*) Este texto, aqui reavaliado e reformatado, baseia-se num comentário assinado por Claudio de Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário