"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

POR QUE NINGUÉM BUSCA A VERDADE DOS FALSOS GUERRILHEIROS COOPTADOS OU INFILTRADOS PELOS MILITARES?

        



Por mais fechado que seja um regime, sempre escapa alguma coisa revelada pelos próprios atores das atrocidades, sejam militares ou não. Cabe a quem sabe ou ouve por interpostas pessoas e se interessa, como é meu caso, ficar atento para no decorrer do tempo formar um juízo dos acontecimentos, que, se bem aproveitados, podem chegar a uma conclusão muito próxima da verdade.

Documentos, fotografias, gravações, eu não tenho. Acreditar ou não no que escrevo, para mim não faz diferença. Eu não invento nada. Posso até pintar o pavão com cores diferentes, mas o pavão existe. Quanto aos guerrilheiros, tenho muito mais conhecimento dos “falsos guerrilheiros” que desfilam na passarela da fama política. Estão aí falando coisas que nunca fizeram. Quase todos cooptados (comprados) pelos militares.

Uma perguntinha ingênua: Você acredita que Dirceu foi guerrilheiro? Cláudio Fonteles, insuspeito diz: Dos 26 guerrilheiros que voltaram de Cuba 23 foram mortos pelos militares. Sem dúvida, tinha entre eles um delator. Dirceu esteve em Cuba e não foi morto. É chato falar isso, não é? Mas é a pura verdade.

COOPTAÇÃO

Os militares podem ter sido tudo, menos burros. Todos os movimentos guerrilheiros ou de contestação ao regime, tanto no Brasil como no exterior, foram infiltrados por gente cooptada. Tenho 82 anos, o suficiente para saber de muita coisa acontecida no “período revolucionário de 1964″ que até hoje nunca foi falada ou ventilada por ninguém.

Quase sempre as pessoas que se prestam para o infame papel de torturadores, são psicopatas e se vangloriam, exagerando e fantasiando o que fizeram. É sabido, porém, que o DOI-CODI, CENIMAR e CISA, convocaram delegados, PMs e Bombeiros de diversas patentes e graduações, para o infame papel de interrogadores, carrascos e outros serviços sujos, como ocultação de cadáveres.

Vejam o caso Rubem Paiva, que está há muito tempo na mídia, e agora são denunciados cinco oficiais como seus torturadores e assassinos. Não tenho como acreditar que esses militares tenham chegado a torturar Rubem Paiva. Rubem foi entregue no DOI-CODI agonizante, tinha sido barbaramente espancado pelo brigadeiro Burnier na 3ª Zona Aérea.
Tanto é assim que noticiaram a farsa que Rubem tinha sido sequestrado. Aparece muitos anos depois um oficial dizendo que foi no Alto da Boa Vista, o que não deixa de ser uma bruta mentira. O Alto da Boa Vista fica a um quilometro e meio do DOI-CODI da Barão de Mesquita. Obrigatoriamente, teriam que passar primeiro no DOI-CODI.

DELEGACIA DO ALTO DA BOA VISTA

Sem esquecermos que no Alto da Boa Vista tinha a “famosa” Delegacia que servia de prisão para acusados de subversão. Só como exemplo: Lá ficou até “fugir” o tristemente famoso “cabo Anselmo”. Ali no Alto da Boa Vista é que foi entregue o cadáver de Rubem Paiva para ser ocultado.
Eu escrevi para um senador dando o nome do delegado que comandava aquela delegacia, dizendo que bem interrogado poderia esclarecer o destino do cadáver de Rubem.
O senador retornou dizendo mandara minha carta para Polícia Federal. Escrevi porque ele em entrevista dissera que tinha interesse em descobrir o destino do corpo de Rubens. Depois disso, escrevi para Cláudio Fonteles, que não demorou saiu da presidência da Comissão da Verdade.

Não me propus a prestar depoimento e nem dei informação ou informe. Relatei como cheguei a entender de que o sendero que poderia chegar ao cadáver de Rubens poderia começar no delegado que chefiava a delegacia do Alto da Boa Vista. Fiquei quinze anos hesitando em escrever pensando em minha segurança e de minha família. É uma situação muito problemática, mas agora está feito. Mesmo que a Comissão chegue a outra conclusão, eu particularmente acho que é uma farsa.

Antonio Santos Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário