"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

O QUE SIGNIFICA HENRIQUE MEIRELLES COMO VICE NA CHAPA DE AÉCIO NEVES?





Sempre bem informada, a colunista Sonia Racy, do Estadão, anunciou que Henrique Meirelles desistiu de sua pré-candidatura ao Senado pelo PSD. E registrou que a decisão do presidente do Banco Central do governo Lula acontece dias depois de seu nome ter sido aventado como possível candidato a vice na chapa do tucano Aécio Neves.

Mas o que significaria Meirelles como companheiro de Aécio? A própria Sonia Racy respondeu que a aliança nacional com o PSDB representaria o rompimento da aliança do PSD com o PT, mas ressalvou que esta possibilidade, porém, já teria sido descartada por Gilberto Kassab, presidente nacional do partido – o primeiro a declarar apoio oficial à reeleição da presidente Dilma Rousseff.
Meirelles formalizou sua decisão quinta-feira, em carta a Kassab. Embora tenha aberto mão de disputar a vaga ao Senado, afirmou manter “enorme disposição de seguir contribuindo para o desenvolvimento do Estado de São Paulo e do Brasil”.

Em São Paulo, no maior colégio eleitoral do País, Kassab segue em negociação com o governador Geraldo Alckmin. Os tucanos ofereceram a vice ao PSD – desistindo do Senado, Meirelles poderia ser uma opção.

Traduzindo tudo isso: a confusão é geral. Meirelles seria um enorme reforço para Aécio, em termos de patrocínio para a campanha e de credibilidade no mercado financeiro, se é que alguém sabe o que isso significa. Na verdade, “mercado” é sinônimo de “interesse das elites”, a Bolsa vai subir e a campanha de Aécio pode decolar. Acredite se quiser.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário