"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

"DINHEIRO DO LADRÃO" É O CONSELHO MAIS COMUM PARA TURISTAS EM EMBAIXADAS

 


A nove dias do início da Copa do Mundo de futebol os holofotes do mundo inteiro estão voltados para o Brasil, onde as embaixadas já se preparam para poder ajudar os turistas . A preocupação com a segurança dos estrangeiros fez com que muitas nações criassem uma cartilha para orientá-los durante a estadia no país. O Ministério do Turismo projeta que cerca de 300 mil deles chegarão para o torneio.
 
Há recomendações que são recorrentes nas cartilhas de diversos países, como os cuidados para prevenir assaltos e como reagir a este tipo de situação, além de orientação para ficar longe de manifestações contra a realização da Copa do Mundo. Mas há também aquelas consideras curiosas, como a do Canadá. Embora sua seleção não tenha se classificado para o Mundial, e esteja apenas na 11ª posição na venda de ingressos, com 28.542 bilhetes, a embaixada enviou um alerta para que seus cidadãos evitem contato com animais, incluindo cães, macacos, cobras, roedores e morcegos. A alegação é que "algumas infecções encontradas em áreas da América do Sul, como a raiva, podem ser compartilhadas entre seres humanos e bichos", informa a embaixada.
 
O Brasil foi o país que mais comprou ingressos para o Mundial, 1.168.896 bilhetes. Em seguida, vem os Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra, entre outros. Os americanos garantiram cerca de 187 mil entradas para os jogos, e para proteger seus conterrâneos a embaixada lançou a sua cartilha de orientação.
 
Entre os "conselhos" importantes estão evitar comer peixe, carne, ovos e vegetais que não estiverem completamente cozidos ou que não forem servidos quentes. Prejuízo na certa para os donos de restaurantes japoneses e de saladas, já que esses fregueses devem passar longe desses locais. O famoso churrasquinho de "gato" também não deve entrar no cardápio dos americanos, visto que a embaixada manda evitar alimentos de vendedores de rua.
 
Um ponto que levantou polêmica na cartilha americana foi no item "Reduza seu risco de doenças sexualmente transmitidas (DSTs)" sobre o uso de preservativos. A orientação era para que americanos usassem apenas camisinhas que tivessem sido compradas em seu país natal. Mas no dia 30 de maio o Centro para Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos (CPC) alterou o texto, e na nova versão pede que eles carreguem preservativos que tenham comprado em uma "fonte confiável".
 
No site do CPC também há orientação para que os americanos que viajam para países em desenvolvimento não comam carnes de "animais selvagens" como: macacos, morcegos, entre outras espécies consideradas "selvagens".
 
O quesito segurança é uma das maiores preocupações da embaixada da Alemanha — mais de 56 mil ingressos foram garantidos pelos alemães. Segundo a embaixada do país, "É aconselhável sempre levar uma quantia de dinheiro para a rendição voluntária", Ou seja: o guia criado para orientar seus cidadãos sugere que os turistas alemães mantenham dinheiro separado para entregar aos assaltantes.
 
SE BEBER NÃO DIRIJA
Terceiro país que mais vai trazer turistas estrangeiros para o Brasil, a Inglaterra alerta que o Brasil tem tolerância zero na combinação álcool mais direção. Enquanto que no país europeu é permitido até 8 decigramas de álcool no sangue, no país latino-americano nenhum índice é tolerado.
 
De acordo com o site da Fifa, os japoneses garantiram pouco mais de 22 mil ingressos. Acostumados com índices baixos de violência, é comum ver turistas com suas câmeras penduradas no pescoço para registrar todos os momentos. Mas segundo o Ministério de Relações Exteriores do Japão, câmeras fotográficas e smartphones devem ser mantido em locais discretos. Além disso há alerta também quanto assaltos com armas de fogo, batedores de carteira e até "saidinhas de banco".
 
Depois de todas essas orientações é hora de curtir a Copa e o Brasil.

04 de junho de 2014
Mônica Garcia / O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário