"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

MUJICA: QUEM SABE EU ME ACOSTUMO


 
Esta fotografía del presidente de Uruguay, José Mujica, fue tomada mientras esperaba a ser atendido en un hospital público, justo como cualquier otro ciudadano.

Estou custando a me acostumar com esse porralouca, mas não é culpa dele, é do vício que nós brasileiros fomos obrigados a adquirir em virtude das pompas e circunstâncias que cercam os nossos presidentes-imperadores. Essa maneira europeia de governar é revolucionária para os padrões latrino-americanos.

Digo isso apenas pela imagem que ele passa, não pelo que ele faz como presidente, visto que, à exceção da liberação da maconha, pouco mais sei a respeito da situação do Uruguai.

Correção às 20:25 - Alefranc, em comentário, mostra uma nova versão sobre a foto de Mujica. A bem da verdade, que agora não sei mais qual é, o “Huffington Post” esclarece:

Na verdade, a foto de Mujica de sandálias foi tirada em dezembro do ano passado durante a posse de Mario Bergara como ministro de Economia.

Na época, o Uruguai vivia uma tremenda onda de calor, o que levou Mujica a se vestir de forma mais casual e adotar as “sandálias da humildade”. Os ministros ficaram surpresos com a informalidade na ocasião, mas não tanto quanto os internautas que compartilharam a imagem pensando que um presidente realmente espera horas para ser atendido na rede pública como qualquer mortal. Infelizmente, não foi dessa vez.

Valeu Alefranc! Muito obrigado. Pessoas como você me ajudam muito a ter a credibilidade que eu sempre procurei passar.

26 de junho de 2014
Ricardo Froes

Nenhum comentário:

Postar um comentário