"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

DECRETO DOS CONSELHOS POPULARES É MAIS UMA CRIAÇÃO "GENIAL" DO MARQUETEIRO DE DILMA ROUSSEFF

       



Os jornais mostram que a recém-criada Política Nacional de Participação Social, instituída via  decreto 8.243, está destinada ao fracasso. A grande dúvida é saber quem teve essa mirabolante ideia. Especula-se que teria sido Lula.
 
Acontece, porém, Bem, que  Lula e Dilma há muitos meses estão em rota de colisão e os últimos ministros até foram indicados exclusivamente por ela, (em especial, o atual chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, a quem Lula não suporta), tudo indica que a criação do decreto dos conselhos populistas, digo, populares, tenha nascido sob inspiração do marqueteiro João Santana, no desespero para aumentar a popularidade da presidente Dilma Rousseff e confirmar a candidatura dela.
 
O fato é que a iniciativa está sofrendo ataques de juristas independentes, das oposições e até de partidos da base aliada, que consideram o decreto como nova tentativa do governo petista de aparelhar a administração pública.
 
TODOS CRITICAM
 
Os aliados do Planalto silenciam, enquanto o próprio vice-presidente da República, Michel Temer, critica abertamente o decreto e propõe que o governo o transforme em projeto de lei a ser debatido pelo Congresso.
O presidente da Câmara, deputado Henrique Alves (PMDB-RN), que a princípio tentou defender o decreto, já aderiu à sugestão de Temer, e um bloco de dez partidos decidiu lutar para derrubar o decreto no Supremo Tribunal Federal, paralisando os trabalhos legislativos.  Ao mesmo tempo, também a Ordem dos Advogados do Brasil avalia se vai contestá-lo nos tribunais.

Traduzindo: ninguém gostou do decreto e fica patente que nem mesmo o marqueteiro João Santana (uma espécie de 40º ministro, o único a quem Dilma ouve e obedece) está conseguindo tirar do atoleiro a candidatura dela.

Quanto ao relacionamento entre Dilma e Lula, depois que o ex-presidente faltou propositadamente à inauguração do estádio que ele próprio criou, deixando-a levar a vaia sozinha, o que se sabe é que os dois hoje se odeiam profundamente. Como recomendava Ibrahim Sued, não convidem Lula e Dilma para o mesmo evento social…

26 de junho de 2014
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário