"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

COISAS QUE SÓ SE VÊ NUMA PESQUISA IBOPE



A pesquisa do Ibope, publicada hoje, tem coisas que você só vê mesmo numa pesquisa Ibope. No mesmo Ibope que tem contrato de R$ 4,2 milhões com o Governo Federal. Vou enumerar alguns dados impressionantes! Quase inacreditáveis!

Quando o Ibope pergunta em quem o entrevistado votaria e apresenta todos os candidatos, da Dilma ao José Maria. o número de brancos-nulos-nenhum-não sabe chega a 24%. Agora, atenção! Quando o Ibope pergunta a mesma coisa, mas cita apenas Dilma, Aécio e Campos, este número salta para 32%! Ou seja: quanto menos candidatos, mais brancos-nulos-nenhum-não sabe.  O número cresce 8%, mas os nanicos somados têm apenas 5% das intenções de voto

Vejam que interessante! Apenas 16% dos eleitores que têm até quarta série do Fundamental votam branco-nulo. Já quando o eleitor tem Curso Superior, 23% votam branco-nulo. Na  pesquisa Ibope, quanto menor o grau de instrução, maior a politização. Não é incrível?

Aqui vai outra: o Norte-Centro Oeste com 26% e o Nordeste com 25% respondem menos branco-nulo-nenhum-não sabe do que o Sudeste com 36% e o Sul com 37%.
Claro que é uma casualidade que as regiões que votam mais na Oposição estejam em desvantagem em relação àquelas que votam mais no Governo.
Aliás, todo o Brasil sabe que o Sul e o Sudeste são menos politizados, não é mesmo?

No caso de um segundo turno entre Dilma e Aécio, adivinha em que região os entrevistados respondem mais branco-nulo-nenhum-não sabe? Tchã, tchã, tchã, tchã! No Nordeste, onde apenas 27% não quer Dilma nem Aécio. No Norte-Centro Oeste, são 26%. No Sul, vejam só, são 36% e no Sudeste são 39%. Novamente, nos redutos mais fortes da Oposição, há mais branco-nulo-nenhum-não sabe.

Vejam agora que Brasil maravilhoso este do Ibope! Quanto mais pobre o eleitor, menos ele escolhe as alternativas branco-nulo-nenhum-não sabe.
Apenas 23% dos que ganham até 1 mínimo marca estas opções de "não voto". Já entre os eleitores que ganham de 1 a 2 mínimos, o percentual salta para 33%.
Dos que ganham de 2 a 5 mínimos, a participação de "não voto" é de 36%.
E aquela elite raivosa que ganha mais de 5 mínimos marca 30% em branco-nulo-nenhum-não sabe. Marca 7% menos do que os que ganham menos de um salário. No Brasil ibopeano, quanto mais pobre mais politizado é o eleitor. Principalmente porque são os mais pobres os que mais votam no Governo Federal.

Eu só posso dizer uma coisa diante destes números. Eu quero morar no Brasil das pesquisas eleitorais do Ibope!

Clique aqui e confirme no próprio Relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário