DO "TREM-BALA PARA O JEGUE-BALA
Dilma Rousseff caminha para o fim de seu mandato sem nenhum grande empreendimento concluído para mostrar.
Outrora vendida ao país como “mãe do PAC”,
a presidente faz vistorias, inaugura pequenos trechos,
lança pedras fundamentais e faz pose para câmeras de TV.
Mas obra pronta mesmo que é bom, nada.
É o padrão Dilma de eficiência e gestão mostrando (ou deixando de mostrar) seus resultados.
Quando estreou como aposta de Lula para sucedê-lo, Dilma Rousseff foi batizada “mãe do PAC”. Seria, segundo a propaganda petista, o suprassumo da eficiência, capaz de promover a “aceleração” do país. Na mitologia, fazer acontecer era com ela mesma. Na realidade, seu governo lega ao país um cemitério de promessas não cumpridas e obras inacabadas.
Dilma caminha para o fim de seu mandato sem nenhuma grande obra concluída para mostrar. A presidente faz vistorias, inaugura pequenos trechos, lança pedras fundamentais. Faz pose para câmeras de TV. Mas obra pronta mesmo que é bom, nada; é um deserto.
Os exemplos se sucedem.
E até mesmo as parcas realizações acabam por ressaltar os muitos fracassos. Nesta semana, a presidente anuncia que irá a Goiás e Tocantins inaugurar um trecho da ferrovia Norte-Sul. Trata-se, com razão, de uma das obras mais aguardadas do país.
Por isso, espera-se que agora seja para valer.
E não mais um teatrinho para produzir imagens para campanha.
Quem acompanha o dia a dia da administração federal deve se lembrar que, ainda no governo Lula, o mesmo trecho que Dilma agora entrega – entre Palmas e Anápolis – foi “inaugurado” pelos petistas.
Será que agora também é de mentirinha?
Tem risco.
Segundo O Globo, neste ano a obra não vai ter impacto nenhum no transporte de cargas do país. A ferrovia está incompleta.
“Não tem pátio intermodal, não tem onde conectar”, resume Rodrigo Vilaça, presidente da associação dos transportadores ferroviários.
Nem trilho para assentar o governo do PT consegue comprar, informou O Estado de S. Paulo no domingo.
Também não há, ainda, conexão entre a Norte-Sul e o porto de Barcarena, no Pará, que continua a ser feita por caminhões.
O trecho ao sul, até o estado de São Paulo, também está atrasado:
prometido para 2009, só vai ficar pronto seis anos depois – isto se a promessa atual for mesmo cumprida. Não se sabe sequer quem irá operar o transporte de cargas na ferrovia porque a eficiente Dilma postergou a definição deste detalhe.
“Em ano eleitoral, o governo tem pressa em inaugurar a obra, mas só na segunda-feira passada convocou as empresas interessadas em operar a linha”, informa O Globo.
A Norte-Sul não é caso isolado. Todas as principais do PAC continuam no papel.
É o caso da transposição das águas do rio São Francisco, da ferrovia Transnordestina,
da refinaria Abreu e Lima,
do Comperj,
das BRs 101 e 163,para ficar apenas em exemplos que o próprio governo classifica como prioritários e lhes dá o selo de “estruturantes”.
Pior que não terem ficado prontos, os empreendimentos subiram muito de preço. Segundo o Valor Econômico, o valor total de 12 grandes empreendimentos encareceu R$ 42,7 bilhões desde dezembro de 2010. Trata-se de alta de 32%, bem acima da variação da inflação no período.
São muitas as explicações, mas nenhuma a justificativa:
inépcia administrativa,
falta de planejamento, falta de projetos,
desordem orçamentária,
centralização excessiva, contingenciamento de recursos– e diversos outros motivos que fogem à compreensão de administradores sérios.
Mas podemos chamar isso de “custo do padrão Dilma de gestão”.
É o caso da transposição das águas do rio São Francisco, da ferrovia Transnordestina,
da refinaria Abreu e Lima,
do Comperj,
das BRs 101 e 163,para ficar apenas em exemplos que o próprio governo classifica como prioritários e lhes dá o selo de “estruturantes”.
Pior que não terem ficado prontos, os empreendimentos subiram muito de preço. Segundo o Valor Econômico, o valor total de 12 grandes empreendimentos encareceu R$ 42,7 bilhões desde dezembro de 2010. Trata-se de alta de 32%, bem acima da variação da inflação no período.
São muitas as explicações, mas nenhuma a justificativa:
inépcia administrativa,
falta de planejamento, falta de projetos,
desordem orçamentária,
centralização excessiva, contingenciamento de recursos– e diversos outros motivos que fogem à compreensão de administradores sérios.
Mas podemos chamar isso de “custo do padrão Dilma de gestão”.
Diante de sua parca carteira de realizações, Dilma dedica a maior parte de suas jornadas de trabalho a entregar diplomas de ensino,
máquinas para prefeitos e moradias aqui e acolá.
Não são ações desimportantes.
Mas não passam nem perto dos compromissos que, quando eleita, a petista se propôs a cumprir.
Instituto Teotônio Vilela
22 de maio de 2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário