"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 30 de abril de 2014

RENAN PEDE QUE LÍDERES INDIQUEM REPRESENTANTES PARA CPI DA PETROBRAS NO SENADO




Em cumprimento à decisão liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) restrita a investigar denúncias de irregularidades na Petrobras, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), convocou os líderes partidários hoje (29) para que indiquem seus representantes para integrar o colegiado. “Nós acatamos a decisão do STF, embora liminar, e pedi a indicação aos líderes para que a comissão possa ser instalada na próxima terça-feira (6)”, disse o presidente.
Renan anunciou que não desistiu de recorrer da decisão liminar que contrariou seu entendimento de que a CPI deve ser ampla e investigar outros casos de irregularidades com verbas federais, como os que envolvem a construção do metrô de São Paulo. Entretanto ele decidiu adiantar os procedimentos de instalação da comissão, solicitando que os membros sejam logo indicados.

MAIS UMA REUNIÃO…

O presidente do Senado convocou ainda uma reunião, também na próxima terça-feira, com os líderes do Senado e da Câmara para definir os procedimentos em relação ao pedido de criação de uma comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) sobre o mesmo assunto. Renan admitiu que, desde o princípio, os oposicionistas declararam o interesse de que a investigação fosse conjunta das duas casas, e não apenas do Senado.

“Qualquer decisão do presidente do Congresso Nacional de que uma CPI deve se sobrepor a outra não deixa de ser uma decisão política. Então, para que essa decisão política seja tomada, eu estou convocando uma reunião para definir o calendário com os líderes partidários”, disse Renan.

MAIS UMA SEMANA…

O anúncio de que a decisão sobre a CPMI ficará para a próxima semana foi acompanhado por líderes da oposição na Câmara, que presenciaram a sessão no Senado. Ao lado deles, os líderes do Senado pediram que a reunião seja antecipada para amanhã (30), de modo a evitar que a CPI seja instalada antes da CPMI.

“Se já está definido que a prioridade será para a CPMI, e que ela será instalada, que diferença faz fazer essa reunião amanhã ou na próxima terça-feira? Ainda mais se o adiantamento da reunião servirá para distensionar as relações? Associo-me ao pedido dos outros líderes para que essa reunião seja feita amanhã”, disse o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN).

###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGArdiloso, Renan vai empurrando a CPI para a frente. O pedido para os líderes indicarem os integrantes já deveria ter sido feito desde a aprovação da CPI, lá atrás. Agora, o PT e outros partidos da base aliada ficarão adiando a indicação, enquanto Renan ficará remexendo na CPI Mista, para embaralhar as coisas. E la nave va… (C.N.)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário